Olimpíadas 2016

Atualizada em 18.07.2016 14h35

Esquadrão antibomba é acionado para inspecionar mala e só encontra roupas

REUTERS/Ricardo Moraes
Soldados patrulham região próxima ao Maracanã em este para abertura, no domingo imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Do UOL, no Rio de Janeiro

O esquadrão antibomba da Polícia Civil do Rio de Janeiro foi acionado no final da manhã desta segunda-feira (18) para inspecionar uma mala abandonada numa rua do bairro do Leblon, zona sul da capital. Aberta, a mala só continha roupas.

Policiais chegaram ao local onde a mala foi deixada por volta das 13h. Minutos antes, a rua havia sido isolada pela Polícia Militar e o tráfego havia sido interditado.

O esquadrão antibombas, então, utilizou um robô e roupas especiais para verificar o conteúdo da mala. Após cerca de uma hora de trabalho, constatou-se que a mala abandonada não continha qualquer ameaça.

O acionamento do esquadrão antibomba ocorreu a 18 dias da Olimpíada de 2016. O terrorismo é uma das principais preocupações da equipe de segurança dos Jogos.

A partir desta segunda, todos os militares das Forças Armadas destacados para participar do efetivo de segurança da Olimpíada já estão trabalhando no Rio de Janeiro. A chegada dos militares terminou no domingo. De acordo com o Ministério da Defesa, 21 mil militares farão a proteção da Rio-2016.

Uma parte dos militares que trabalhará na Rio-2016 já participou, no domingo, de uma simulação do esquema de segurança da cerimônia de abertura da Olimpíada. A festa está marcada para o dia 5 de agosto. Ao todo, 2 mil agentes estiveram no exercício.

Na próxima quinta-feira (21), outro exercício será realizado no Rio de Janeiro. A partir do dia 24, data da abertura da Vila Olímpica para atletas, o esquema de segurança da Olimpíada será oficialmente posto em prática. Cerca de 85 mil pessoas atuarão na proteção do evento.

Topo