Olimpíadas 2016

COB oficializa maior delegação olímpica do Brasil com 462 atletas

Danilo Verpa/Folhapress
Entre os atletas do Brasil na Rio-2016, serão 253 homens e 209 mulheres imagem: Danilo Verpa/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nesta segunda-feira o registro de 462 atletas representando o país nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Desta forma, conforme antecipou o UOL Esporte, o Time Brasil será a maior delegação brasileira em uma edição das Olimpíadas em toda a história.

A delegação terá 253 homens e 209 mulheres, superando com folga o recorde anterior – nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, o Brasil enviou 277 esportistas, sendo 145 homens e 132 mulheres.

A inscrição dos atletas foi feita na Vila Olímpica Rio-2016 pelo chefe da Missão Brasileira, Bernard Rajzman, acompanhado dos subchefes Marcus Vinícius Freire e Gustavo Harada. Ao todo, o Time Brasil terá 806 inscritos – além de atletas, o número inclui treinadores, preparadores e médicos, entre outros.

Dentre as modalidades com o maior número de atletas inscritos, destacam-se o atletismo (67), o futebol (36) e natação (33). Por outro lado, o país terá atletas olímpicos pela primeiras vez em cinco modalidades: badminton, ginástica de trampolim, hóquei sobre grama, golfe e rúgbi. A última das 462 vagas veio justamente de uma golfista: Victoria Lovelady.

“Encerramos uma fase importante da preparação da delegação brasileira. Foi uma longa reunião, onde não deixamos passar nenhum detalhe", afirmou Bernard. "O Time Brasil teve a melhor preparação da história, coroada com o recorde absoluto de integrantes de uma delegação nacional em qualquer edição dos Jogos”, acrescentou.

Por enquanto, a única equipe a anunciar todos os seus jogadores foi a seleção masculina de basquete. A equipe ainda tem o corte de um nome a ser feito, mas o nome a menos já foi incluído na conta do COB.

Topo