Olimpíadas 2016

Atualizada em 17.07.2016 23h27

Votação na Globo definirá porta-bandeira do Brasil na abertura da Rio-2016

Kai Pfaffenbach/Reuters
Porta-bandeira do Brasil na Rio-2016 será divulgado em 31 de julho imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) definirá por meio de voto popular quem será o porta-bandeira da delegação do país na cerimônia de abertura nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O UOL Esporte apurou que a lista tem Robert Scheidt (vela), Serginho (vôlei) e Yane Marques (pentatlo moderno).

Destes, apenas o líbero ainda não tem vaga 100% assegurada na competição, e ainda depende da lista final do técnico Bernardinho. Neste domingo (17), ele ficou fora da final da Liga Mundial contra a Sérvia.

A eleição será promovida pelo COB no site da Globo. A campanha seria lançada neste domingo pela emissora, mas foi adiada. O resultado, por sua vez, será divulgado no dia 31 de julho, no programa Fantástico, da Rede Globo.

Nomes como Sarah Menezes (judô) e Arthur Zanetti (ginástica artística), ambos medalha de ouro na Olimpíada de 2012, não foram incluídos na votação uma vez que competem justamente no dia posterior ao da abertura da Rio-2016. 

Pelo mesmo motivo, jogadoras da seleção feminina de vôlei, que também foi campeã em Londres-2012, foram igualmente preteridas.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016 acontece no dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã.

Dos três atletas que estão na lista elaborada pelo COB, apenas Yane Marques não é campeã olímpica. Em 2012, ela ficou com o bronze.

Robert Scheidt já foi o porta-bandeira na abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Topo