Olimpíadas 2016

Nuzman critica golfistas que desistiram da Rio-2016: 'não vêm por dinheiro'

Rob Carr/Getty Images
Jordan Spieth, golfista americano, foi um dos que desistiram alegando temor do zika imagem: Rob Carr/Getty Images

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente do Comitê Organizador da Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, criticou golfistas que desistiram de participar dos Jogos do Rio alegando risco de contraírem zika. Segundo Nuzman, o motivo real de esses esportistas não participarem da Olimpíada é o dinheiro.

“A zika é pior na Flórida [nos Estados Unidos] do que no Brasil hoje. E os golfistas estão jogando na Flórida”, disse ele, em palestra no Rio de Janeiro. “Eles não estão vindo ao Brasil porque o não haverá premiação em dinheiro no torneio olímpico do golfe.”

O golfe está fora de Olimpíadas desde 1904, quando os Jogos foram realizados em St. Louis, nos Estados Unidos. A Rio-2016 romperá, portanto, 112 anos de ausência.

Mesmo assim, os quatro melhores golfistas masculinos da atualidade já anunciaram que não disputarão a Olimpíada do Rio. Eles citaram a zika para abrir mão do evento.

Para Nuzman, porém, essa justificativa não é real. O presidente da Federação Internacional do Golfe, Peter Dawson, também acho isso um exagero.

O presidente da Rio-2016, contudo, também criticou a própria federação de golfe. Segundo ele, uma entidade esportiva deve trabalhar para que seus melhores atletas estejam no torneio olímpico já que ela trabalhou para a inclusão da modalidade na Olimpíada. Para Nuzman, isso não ocorreu.

“Por que os maiores tenistas do mundo virão ao Rio e os golfistas não?”, questionou. “Isso é uma questão de calendário, de pontos no ranking, de coisas que as federações precisam administrar.”

Perguntado sobre o futuro do golfe nas próximas edições de Jogos Olímpicos, Nuzman disse o torneio da Rio-2016 será avaliado. Após os Jogos, a permanência do esporte na Olimpíada deve ser analisada.
 

Topo