Olimpíadas 2016

CBF convoca Walace e confirma Renato Augusto, Marquinhos e Felipe Anderson

Lucas Uebel/Grêmio
Walace em ação com a camisa do Grêmio imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

A lista oficial dos atletas que disputarão as Olimpíadas do Rio de Janeiro tem Felipe Anderson, da Lazio, Marquinhos, do PSG, e Walace, do Grêmio. Os dois primeiros conseguiram a liberação após uma novela com seus respectivos clubes, apurou o UOL Esporte. Já o volante do time brasileiro entra para o lugar de Fred, que não obteve o aval de seu time e preferiu não brigar por isso com o Shakthar Donetsk.

Além deles, Renato Augusto também recebeu o "sim" do Beijing Guoan, da China, conforme anunciou a CBF em seu site oficial. Ele substituirá Douglas Costa, outro convocado acima dos 23 anos, mas que precisou ser cortado por lesão. Fernando Prass, do Palmeiras, e Neymar, do Barcelona, são os outros dois que não têm idade olímpica e estarão na competição.

"Quero agradecer ao Walace pelo pronto atendimento à convocação e ao Renato Augusto que se colocou à disposição da comissão técnica", disse o coordenador de seleções de base, Erasmo Damiani.

O Grêmio divulgou a convocação de Walace nesta quinta-feira (14) e “furou” a CBF no anúncio oficial, assim como havia acontecido com a chamada do atleta para a Copa América nos EUA, há pouco mais de um mês, quando ele substituiu Luiz Gustavo, cortado de última hora por problemas pessoais.

"Walace apresenta-se na próxima segunda-feira, 18, na Granja Comary, no Rio. A estreia da Seleção Brasileira será no dia 4 de agosto, contra a África do Sul, no Estádio Nacional de Brasília", disse o clube no seu comunicado.

Mais tarde, Fred enviou comunicado oficial por meio de sua assessoria de imprensa. "Estou aqui para comunicar, oficialmente, que não vou realizar o sonho de disputar as Olimpíadas do Rio pela seleção brasileira. Minha tristeza é muito grande, mas tenho de respeitar a decisão do meu clube, o Shakhtar Donetsk. Venho passando por momentos difíceis, desde o ano passado. Mesmo assim, me preparei, treinei por conta própria, porque queria muito ajudar a seleção a conquistar a medalha de ouro no futebol. Infelizmente, não será possível. Gostaria de agradecer à CBF, ao treinador Rogério Micale, que acreditaram em mim, e desejar boa sorte ao grupo que vai buscar essa conquista inédita para o Brasil. Todas essas dificuldades que estou vivendo, com certeza, servirão como experiência para me tornar um profissional melhor. Um grande abraço a todos". 

A entidade tinha até 0h de Zurique, na Suíça, para mandar a lista completa, o que significava até 19h de Brasília. A lista tem 18 jogadores que disputarão os Jogos e também quatro atletas que ficarão de “stand-by” para a disputa da competição. Por opção da CBF, os suplentes não serão divulgados. 

Veja a lista de convocados:

Goleiros
Fernando Prass – Palmeiras
Uilson - Atlético-MG

Zagueiro
Luan - Vasco
Rodrigo Caio - São Paulo
Marquinhos - PSG

Laterais
Douglas Santos - Atlético-MG
William - Inter
Zeca - Santos

Meio-campo
Rafinha - Barcelona
Rodrigo Dourado - Internacional
Walace - Grêmio
Thiago Maia - Santos
Felipe Anderson - Lazio
Renato Augusto - Beijing Guoan (China)

Atacantes
Neymar – Barcelona
Gabriel - Santos
Gabriel Jesus – Palmeiras
Luan - Grêmio

Topo