! Brasil domina Itália e começa fase final da Liga Mundial com vitória - 13/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Brasil domina Itália e começa fase final da Liga Mundial com vitória

Do UOL, em São Paulo

A seleção masculina de vôlei vai se consolidando como uma das principais apostas de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira (13), a equipe comandada por Bernardinho entrou em quadra para enfrentar a Itália, em partida válida pela fase final da Liga Mundial. Com facilidade, o Brasil confirmou seu favoritismo e venceu por 3 sets a 0.

Após liderar a primeira fase do torneio com oito vitórias e apenas uma derrota, a seleção entrou na fase final do torneio, disputada em Cracóvia, na Polônia, como uma das favoritas ao título. Ao lado de Estados Unidos e Itália no grupo B, o Brasil busca o seu 10º título no torneio. Mesmo sem vencer a competição desde 2010, a seleção brasileira ainda é a que mais vezes conquistou o torneio.

Agora, o Brasil volta a entrar em quadra na próxima sexta-feira (15), às 15h30 (de Brasília), quando enfrentará os Estados Unidos. 

O jogo

Reprodução/FIVB
Bernardinho orienta atletas na partida contra a Itália pela Liga Mundial imagem: Reprodução/FIVB

O Brasil começou a partida cometendo erros que fizeram a Itália disparar à frente no placar. Contudo, com dois erros de saque dos italianos, a seleção comandada por Bernardinho encostou no placar, conseguiu a virada e foi para a primeira parada técnica do set vencendo por 8 a 7. Após as orientações de Bernardinho, a seleção voltou com maior aproveitamento e chegou a segunda parada técnica vencendo por quatro pontos de vantagem: 16 a 12. Com bom desempenho, Lucarelli liderou a equipe na reta final do set, que terminou com vitória brasileira por 25 a 18.

Reprodução/FIVB
Mauricio Borges teve boa atuação no segundo set imagem: Reprodução/FIVB

No segundo set, a seleção italiana voltou mais atenta para a quadra e dificultou as ações da seleção brasileira, que foi para o primeiro tempo técnico com apenas dois pontos de vantagem (8 a 6). Conseguindo pontuar com eficientes bloqueios, a seleção brasileira ampliou a diferença para os italianos e foi para a segunda parada técnica do set vencendo por 16 a 9. A Itália subiu de produção na reta final do set e assustou o Brasil, que se recuperou e fechou o período em 25 a 20.

Reprodução/FIVB
Lucarelli e Mauricio Souza bloqueiam ataque da seleção italiana imagem: Reprodução/FIVB

No terceiro set, a seleção brasileira manteve a concentração alta mesmo com a vantagem no placar e apresentou o mesmo volume de jogo dos sets anteriores. Vencendo por 8 a 5, a seleção brasileira foi para a parada técnica com a maior vantagem já conquistada até a primeira paralisação obrigatória. Lucarelli também aproveitou bem as oportunidades que teve e ajudou a manter o Brasil à frente no placar até a segunda parada técnica: 16 a 14. Após a conversa com Bernardinho, a seleção brasileira manteve a tranquilidade e conquistou sua primeira vitória na fase final ao fechar o set em 25 a 19.

Topo