! Formiga bate recorde no Brasil e na história do futebol olímpico feminino - 12/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Formiga bate recorde no Brasil e na história do futebol olímpico feminino

Do UOL, em São Paulo

A jogadora Formiga foi confirmada pelo técnico Vadão na seleção de futebol feminino que disputará os Jogos Olímpicos em agosto. Quando começar a Rio-16, a veterana de 38 anos baterá ao mesmo tempo três recordes.

Formiga se tornará a brasileira com mais participações em Olimpíadas, com seis – superando assim Fofão, do vôlei, que disputou cinco entre 1992 e 2008.

A meio-campista natural de Salvador também será a única atleta do futebol feminino mundial a disputar todas as edições dos Jogos desde que a modalidade foi incluída no calendário olímpico, em Atlanta, em 1996. Desde então, Formiga é nome certo nas Olimpíadas.

Por fim, ela também será quem mais participou dos Jogos entre os atletas de esportes coletivos, igualando a marca do espanhol Manuel Estiarte, do polo aquático, e da russa Evgeniya Artamonova Estes, do vôlei.

Com tamanha experiência, segundo o técnico Vadão, Formiga será um dos pilares da seleção feminina que tentará na Rio-16 tão sonhada medalha de ouro olímpica.

“Com toda sua experiência de Olimpíada e seleção, ela será quem vai dar o equilíbrio para as jogadoras mais jovens. Mas também àquelas que nunca jogaram uma Olimpíada. Aí entra a Formiga, a Marta, a Cristiane, aquelas que estão acostumadas e que dão uma sustentação maior dentro do grupo”, destacou o treinador.

Formiga faz parte do grupo de 18 atletas que formarão a seleção de futebol feminino na Rio-16 e foi convocada pelo técnico Vadão nesta terça-feira (12). Ela tem duas medalhas de prata no currículo, em Atenas, 2004, e Pequim, 2008. No ano passado, a jogadora de 38 anos foi a porta-bandeira do Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. 

Topo