Olimpíadas 2016

Brasil é campeão do Grand Prix, mas Zé Roberto mantém "dores de cabeça"

Divulgação/FIVB
Brasil recebe medalhas de ouro no Grand Prix imagem: Divulgação/FIVB

Do UOL, em São Paulo

O Brasil terminou o fim de semana com mais um título do Grand Prix. Mas, mais que a taça, a competição deixou algumas “dores de cabeça” para José Roberto Guimarães. O treinador não terá mais partidas oficiais antes da Olimpíada e precisa definir as 12 atletas que irão para o Rio de Janeiro, além de corrigir alguns erros.

A expectativa é que o treinador use o tempo máximo para definir as 12 atletas, anunciando os últimos cortes apenas nos primeiros dias de agosto.

Veja as dores de cabeça do treinador abaixo:

Líbero

Essa talvez seja a maior dúvida criada pelo Grand Prix. O motivo foi o desempenho de Leia na reta final da competição. Ela assumiu a posição de titular na final e sobrou em quadra, com passes precisos para suas companheiras. Camila Brait jogou na semifinal e também foi bem, mas ela vinha mal ao longo do torneio.

Levantadora

Dani Lins está praticamente garantida na equipe de José Roberto Guimarães. Seu nome era praticamente certeza desde antes do início do Grand Prix. Mas a reserva segue indefinida. Roberta não foi bem no jogo contra os Estados Unidos. Já Fabiola segue se recondicionando em Saquarema depois do nascimento de Annah Vitória.

Recepção

A seleção brasileira sofreu muito no primeiro set contra os Estados Unidos porque não acertava o passe. Fernanda Garay e Natalia erraram bastante na parcial. A entrada de Jaqueline no segundo set deu um equilíbrio para o time. A estabilidade se manteve depois que Garay voltou para o time na terceira parcial. No quarto set, Gabi também falhou no passe em um lance que deu a oportunidade para as americanas vencerem.

Tandara

A oposta se machucou na reta final do Grand Prix. A lesão não é séria, mas ela perdeu uma boa chance para mostrar sua forma. Como José Roberto Guimarães tem apenas duas opostas – Monique que havia sido convocada pediu dispensa -, o treinador estuda possibilidades do que fazer. Na fase final do torneio, ele usou Gabi na posição. Mas, Natália já fez essa função e ele já chegou a treinar com Adenizia no local.

Centrais

Na hora que precisou, o treinador viu que suas titulares ainda são decisivas. Ninguém questiona a atuação de Fabiana e principalmente de Thaisa contra os Estados Unidos. Ele tem uma vaga para decidir entre Juciely e Adenizia. Dependendo das escolhas nas outras posições, o treinador pode levar as quatro jogadoras.

Topo