Olimpíadas 2016

Em carta, COI vê Rio "pronto para receber o mundo" e minimiza problemas

Silvia Izquierdo/AP
Nawal El Moutawakel durante visita ao Rio em abril: confiança nos Jogos imagem: Silvia Izquierdo/AP

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou nesta segunda-feira uma carta em seu site oficial na qual diz ver o Rio de Janeiro “pronto para receber o mundo” daqui 25 dias, quando terá início os Jogos Olímpicos. O comunicado também minimiza problemas enfrentados às vésperas do evento, citando os planos em relação à segurança, ao zika vírus e à qualidade da água na Baía de Guanabara.

Na carta, a coordenadora de comissões do COI, Nawal El Moutawakel, destaca o lado positivo da cidade, principalmente as belezas naturais e a hospitalidade. A dirigente recentemente teve reuniões com o comitê organizador e representantes das três esferas do governo (municipal, estadual e federal) e visitou as instalações esportivas.

"O Rio 2016 está pronto para receber o mundo. Os olímpicos de 2016 podem esperar uma excelente Vila Olímpica e competir em locais absolutamente deslumbrantes. Com vistas do Corcovado e do Pão de Açúcar ou nas novas instalações na Barra ou Deodoro e nos icônicos Maracanã e Copacabana, eu não posso imaginar cenários mais espetaculares para os melhores desportistas do mundo mostrarem seus talentos para o mundo assistir”, diz Nawal El Moutawakel.

"Tenho visitado o Rio regularmente desde 2009, e eu adoro os cariocas, e os brasileiros em geral. Eles são um povo muito caloroso e hospitaleiro, que sabe como receber os convidados e como viver a vida ao máximo. Espectadores que visitam Rio neste mês de agosto serão capazes de experimentar completamente esse espírito”, completou.

O comunicado ainda destaca a realização de 44 eventos-teste na cidade nos últimos meses e cita a nova Linha 4 do Metrô, que liga Ipanema e Barra da Tijuca, e o corredor Transolímpico (BRT), que liga Barra a Deodoro, como exemplos de que a Olimpíada deixará um legado.

“Os brasileiros também têm transformado a cidade através de uma visão de legado que eles fizeram uma realidade. Não apenas através da apresentação de todos os locais e serviços que os jogos requerem a tempo, mas também através da criação de um legado que beneficiará os cidadãos locais e todo o país durante décadas. O sucesso destes Jogos será o seu sucesso", completou”.

Em relação aos problemas apontados na cidade a poucos dias dos Jogos, o comunicado tranquiliza sobre a segurança. “Autoridades brasileiras reforçaram o compromisso de Jogos seguros e protegidos com um efetivo de 85 mil pessoas”, diz o comunicado.

O vírus Zika, que provocou uma série de desistências principalmente de golfistas como temor de serem infectados, também é citado no comunicado como um dos temas discutidos das reuniões. “As autoridades locais e organizadores explicaram o trabalho em curso que está sendo realizado para minimizar o risco aos visitantes. Também foi apontado que os Jogos terão lugar durante os meses de inverno de agosto e setembro, quando o clima mais seco, mais frio reduz significativamente a presença de mosquitos e, portanto, o risco de infecção”, disse.

Por último, a carta diz que o COI está satisfeito com os trabalhos que estão sendo feitos para a melhora da qualidade da água na Baía de Guanabara. “As últimas leituras apresentam níveis muito melhor qualidade da água nessa área. Organizadores reafirmaram a confiança em dar condições de nível superior para os atletas”, disse.

Topo