Vídeos

Campanha da Abin sobre terrorismo gera polêmica nas redes sociais

Reprodução/Facebook/Abin
Cartaz da Abin sobre perfil de terroristas geru polêmica nas redes sociais imagem: Reprodução/Facebook/Abin

Da EFE, em São Paulo

Preocupada com a possibilidade de ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro, entre 5 e 21 de agosto, a Agência de Inteligência Brasileira (Abin) divulgou uma campanha com dicas para poder identificar terroristas, mas a publicação acabou gerando polêmica entre internautas.

"Pessoas suspeitas utilizam roupas, mochilas e bolsas destoantes das circunstâncias e do clima. Agem de forma estranha e demonstram muito nervosismo", disse a Abin na mensagem da campanha, que foi divulgada na última sexta-feira.

A postagem foi ironizada pelos internautas nas redes sociais, que começaram a divulgar uma série de memes, obrigando a Abin a se pronunciar sobre o assunto. Em comunicado, o órgão afirmou que o material faz parte de uma campanha de segurança lançada para os Jogos Olímpicos, que começam no dia 5 de agosto.

O objetivo da campanha, segundo a Abin, é "orientar, de forma contínua, todas as camadas da sociedade para que a população sinta-se encorajada a contribuir com os órgãos de segurança na prevenção de ações terroristas".

"O uso de roupas inadequadas ao clima ou o nervosismo extremo de um cidadão não consistem, isoladamente, em motivo para suspeita. No entanto, combinados com outros elementos aparentemente insignificantes e não merecedores de atenção, podem, de fato, representar alerta para as forças de segurança", disse a Abin.

O terrorismo é uma preocupação devido à magnitude do evento, embora o Governo Federal tenha afirmado de forma reiterada que é pouco provável que um atentado ocorra no país.

Topo