Olimpíadas 2016

Húngara perde nacionalidade brasileira e deve ficar fora da Rio-2016

Divulgação
Emese Takacs, atleta da esgrima, tenta naturalização imagem: Divulgação

Bruno Thadeu e Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

A esgrimista Émese Takacs, nascida na Hungria e que tenta se naturalizar brasileira, dificilmente fará parte da equipe do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O motivo é uma decisão na 4ª Vara da Justiça Federal em Porto Alegre, que voltou a dar validade para uma liminar que suspende o processo da naturalização. A decisão no Tribunal foi por 2 a 1 a favor da suspensão.

Como o prazo para a convocação para os Jogos Olímpicos é curto (de acordo com a Confederação Brasileira de Esgrima a lista sairá até dia 15 de julho), dificilmente Émese terá tempo hábil para conseguir um novo recurso. Essa nova ação pode ser feita na vara de Porto Alegre ou no Supremo Tribunal de Justiça (STJ).

A ação para suspender a naturalização foi movida por Giocondo Cabral, técnico da brasileira Amanda Simeão - que disputa com Émese uma vaga no time brasileiro de esgrima. A acusação alega que a húngara tem um casamento de fachada com um brasileiro, não tem tempo de permanência no país para se naturalizar (quatro anos) e nem domina o idioma. Thiago Paiva, advogado de Giocondo no caso, confirmou os argumentos da acusação.

O advogado ainda revelou que no processo foi incluído a tentativa de um oficial de Justiça em tentar contato com a húngara no endereço de residência dela no Brasil. Segundo ele, ninguém no prédio conhecia a atleta.

De acordo com Evandro Teixeira, treinador da atleta, Émese se surpreendeu com a decisão e ainda estuda o que será feito daqui para frente. Atualmente, a atleta está fora do país.
 
Já Giocondo Cabral comemorou a decisão da Justiça. “É uma situação incômoda, mexe com a cabecinha dela (Amanda). O vô dela morreu no meio da semana passada, ela está tirando força de pedra. Esse fato da gente saber que a justiça está sendo feita motiva bastante, motiva todo mundo”, afirmou o técnico, que ainda contou que Amanda também moveu ação criminal contra Émese Takacs por suposta fraude no processo de naturalização e estelionato.
 
A União, considerada ré no processo por ter concedido a naturalização, foi procurada pelo UOL Esporte, mas ainda não se manifestou sobre o caso.

Veja a decisão da Justiça abaixo:

Certifico que o(a) 4ª turma, ao apreciar os autos do processo em epígrafe, em sessão realizada nesta data, proferiu a seguinte decisão:

Prosseguindo no julgamento, após o voto-vista do des. federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior no sentido de não referendar a decisão inicial da relatora (evento 3 deste recurso), mantendo a decisão do juízo de origem que deferiu a medida liminar na ação popular, nos termos e com as ressalvas mencionadas neste voto e o voto do des. federal Luís Alberto de Azevedo Aurvalle no sentido de acompanhar a divergência. A turma, por maioria, vencida a relatora, decidiu não referendar a decisão inicial da relatora (evento 3 deste recurso), mantendo a decisão do juízo de origem que deferiu a medida liminar na ação popular. Lavrará o acórdão o des. federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior.

Reprodução
Notificação de oficial de que vizinhos não conhecem Émese imagem: Reprodução

Topo