Brasil domina Tailândia e vence primeira na fase final do Grand Prix

Do UOL, em São Paulo
Divulgação/FIVB
Thaisa ataca contra bloqueio de tailandesa

A seleção feminina de vôlei iniciou nesta quarta-feira (06) sua participação no Grand Prix, que é disputado na Tailândia. Contra a seleção da casa, as comandadas de José Roberto Guimarães tiveram dificuldade para conquistar sua primeira vitória no torneio por 3 sets a 0, parciais de 26 a 24, 25 a 16 e 25 a 11. A seleção entra em quadra novamente nesta quinta-feira, às 8h (de Brasília), contra a Rússia. 

Após sete vitórias e duas derrotas na primeira fase da competição, a seleção brasileira iniciou a fase final precisando pontuar contra a Tailândia, seleção considerada a mais fraca do grupo A, que também conta com a Rússia. Do outro lado, estão Estados Unidos, China e Holanda. 

Com estreia prevista nos Jogos Olímpicos para o dia 6 de agosto, contra Camarões, o Grand Prix é a última oportunidade para que Zé Roberto faça ajustes na equipe que buscará o ouro olímpico.

O jogo

Zé Roberto optou por escalar a equipe titular do Brasil com Fernanda Garay, Natália, Dani Lins, Fabiana, Thaísa, Sheila e Camila Brait. A seleção iniciou a partida vencendo com ponto de Thaisa, mas logo viu as donas da casa empatarem a partida. O duelo seguiu disputado até o meio do set, quando o Brasil chegou a abrir 14 a 8. Contudo, a seleção caiu de rendimento e a Tailândia encostou no placar, chegando a empatar a partida em 22 a 22. Após Zé Roberto pedir, e vencer, um desafio que rendeu ponto ao Brasil, Fê Garay fechou o primeiro set em 26 a 24.

No segundo set, a seleção repetiu o desempenho da primeira etapa e começou sufocando as tailandesas. Entretanto, as donas da casa mostraram-se rivais competentes e dificultaram as ações do Brasil. Quando o placar marcava 16 a 11 para o Brasil, Zé Roberto pediu tempo técnico para orientar as atletas e evitar o “relaxamento” que aconteceu no primeiro set, quando a Tailândia encostou no placar e quase venceu o período. A estratégia surtiu efeito e a seleção conduziu a vantagem no placar com tranquilidade até fechar o set em 25 a 16.

No terceiro set, o Brasil não deu chances para que a Tailândia crescesse e transformasse o cenário que vinha se desenhando desde o início da partida. Quando a primeira parada técnica obrigatória foi realizada, a seleção comandada por Zé Roberto já vencia a partida por 8 a 3. Com propriedade, o Brasil foi ampliando o placar até fechar o set, com tranquilidade, em 25 a 11.