Olimpíadas 2016

Tata Martino pede demissão da seleção argentina a um mês da Olimpíada

EFE/MAURICIO DUEÑAS CASTAÑEDA
Tata Martino seria o treinador da seleção argentina de futebol nos Jogos do Rio imagem: EFE/MAURICIO DUEÑAS CASTAÑEDA

Do UOL, em São Paulo

O técnico Tata Martino pediu demissão do comando da seleção argentina a um mês dos Jogos Olímpicos, no qual ele comandaria a equipe. A saída foi confirmada pela Associação de Futebol Argentino (AFA). De acordo com a entidade, o corpo técnico da seleção decidiu pedir demissão nesta terça-feira.

Segundo a imprensa argentina, Martino se reuniu com o dirigente Claudio Tapia na sede da Associação do Futebol Argentino (AFA) e expôs sua irritação com a situação atual da seleção. Os problemas incluem atraso salarial, indefinição na comissão técnica dos times de base e até a decisão de Messi de não atuar mais pela equipe nacional.

A gota d'água teria sido a recusa de vários clubes em liberar jogadores para a Olimpíada. Com dificuldades para formar um elenco de 18 atletas, o técnico já estava com o planejamento atrasado em uma semana. Os treinos deveriam ter começado em 27 de junho.

O presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA), Gerardo Werthein, disse inclusive que há uma possibilidade razoável de o time não jogar no Rio. "Hoje tem 50% de chances da Argentina não apresentar equipe de futebol masculino nos Jogos Olímpicos", disse ele à rádio Mitre. A estreia da Argentina no futebol olímpico acontece em 4 de agosto, contra Portugal.

Martino assumiu o comando da seleção argentina em 2014, após o vice na Copa do Mundo para a Alemanha. Foram 29 jogos, com 20 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Em duas Copas Américas disputadas (2015 e 2016), foram dois vice-campeonatos para o Chile, ambos na disputa por pênaltis.

Sem opção

A crise no futebol argentino dificulta a busca pelo sucessor de Martino. De acordo com o La Nación, só há um nome que pode assumir o cargo: Julio Olarticoechea, treinador da seleção feminina, que comanda também o time sub-20. A um mês dos Jogos, segundo a publicação, ninguém arrisca dizer quem poderia ocupar o cargo. Nas redes sociais, torcedores pediram a contratação de Diego Simeone, técnico do Atlético de Madri.

Confira o comunicado na íntegra

O corpo técnico da seleção decidiu pedir demissão nesta data.
 
Devido à indefinição na escolha das novas autoridades da Associação de Futebol Argentino e as dificuldades para conseguir formar o plantel que represente o país nos próximos Jogos Olímpicos, o corpo técnico da seleção decidiu pedir demissão nessa data.
 

Topo