Olimpíadas 2016

Museu olímpico retira palavras "bundão" e "gostosa" de exposição sobre Rio

Rita Nazareth/Folhapress
Museu olímpico fica em Lausanne imagem: Rita Nazareth/Folhapress

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

O Museu Olímpico de Lausanne resolveu retirar as palavras "bundão" e "gostosa" que apareciam em uma exposição no local chamada de Destination Rio. A informação foi repassada pela assessoria de imprensa do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao UOL Esporte.

“As palavras foram removidas da exibição. Nossa intenção é prestar uma homenagem aos brasileiros”, explicou o museu ao falar sobre as palavras.

A presença dos termos na exposição, que tem como objetivo ensinar mais sobre o Brasil e sua cultura, foi revelada pelo jornal Estado de S. Paulo na última semana. A informação causou polêmica nas redes sociais.

Os dois termos apareciam na exposição em um setor que ensinava alguns termos usados no Rio de Janeiro, sejam gírias faladas pela população ou palavras que especificam locais da capital fluminense. Eles apareciam junto a outras oito palavras como Copacabana, Botafogo e muvuca.

De acordo com a exposição, a palavra gostosa serviria para “para qualificar a beleza feminina ou masculina. No seu uso masculino, gostoso”.

Já a palavra bundão aparecia na exposição como uma forma de se referir a uma pessoa medrosa e explicava que literalmente a expressão significava “bunda grande”.

A exposição Destination Rio, que ainda traz outros elementos da cultura brasileira como o samba, a capoeira, algumas danças típicas do País e obras de arte de sete artistas brasileiros, estará no Museu Olímpíco de Lausanne até 25 de setembro.

Topo