Olimpíadas 2016

Ministério do Esporte nega relação com fraudes e diz que faz "pente fino"

Alan Marques/Folhapress
Ministro do Esporte, Leonardo Picciani (PMDB), assumiu a pasta em 12 de maio imagem: Alan Marques/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

O Ministério do Esporte negou, por meio de nota divulgada por assessoria de imprensa nesta segunda-feira (4), ter ligação com um esquema de fraudes em licitações revelado pelo programa "Fantástico", da Globo, no último domingo (3).

Segundo a reportagem, havia um acordo entre o ministério e a empresa SB Promoções, que vencia concorrências fraudulentas para conseguir o direito de gerir verbas federais destinadas à aquisição de materiais esportivos para confederações.

De acordo com a nota, o ministério "não tem qualquer relação com a empresa SB Marketing nem com os processos licitatórios conduzidos sob responsabilidade das entidades esportivas conveniadas".

O comunicado também afirma que o ministro Leonardo Picciani (PMDB), que assumiu a pasta do Esporte há dois meses, "orientou a equipe a fazer um pente fino em todos os contratos do Ministério". Segundo a nota, "os convênios citados pela reportagem estão passando por análise. Se comprovadas irregularidades, serão tomadas as medidas cabíveis".

A SB Promoções estaria envolvida em cerca de 20 convênios suspeitos, com negócios que poderiam ultrapassar a marca dos R$ 30 milhões. Desde 2012, a empresa é investigada por fraudes na Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

Ao Fantástico, a CBTKD negou qualquer irregularidade em seus contratos e afirmou que colabora com a Justiça nas investigações.

Topo