Olimpíadas 2016

Namorada de piloto da F-1 está confirmada nos Jogos do Rio; conheça

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Viena (AUT)

O piloto da Williams Valtteri Bottas ainda não se decidiu, mas tem um grande motivo para marcar presença no Estádio Aquático Olímpico, na Barra da Tijuca, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Sua noiva, Emilia Pikkarainen, está confirmada na seleção finlandesa e disputará duas provas na competição.

Será a terceira Olimpíada de Emilia, que é há anos, a grande referência do nado borboleta na Finlândia, mantendo três recordes nacionais, de 50, 100 e 200 m na modalidade. Em Pequim, a nadadora participou de seus primeiros Jogos com apenas 15 anos, ficando com a 46ª colocação no geral dos 100 m borboleta. Quatro anos depois, em Londres, demonstrou evolução, fechando com a 29ª colocação nos 100 m, 27ª nos 200m borboleta e 33ª nos 200 m medley.

No Rio de Janeiro, Emilia competirá nos 100 m borboleta e no revezamento medley 4x100 m, prova em que a Finlândia espera um bom desempenho, uma vez que a mesma equipe acaba de vir de um terceiro lugar no Campeonato Europeu, disputado em Londres no início do ano.

Com a competição se aproximando, Emilia tem deixado de acompanhar Bottas tanto quanto fazia no passado. A última vez que a nadadora marcou presença no paddock foi em Mônaco, onde os dois moram. Namorados desde 2010, eles se conheceram durante um programa de TV finlandês que reuniu jovens promessas do esporte local, e estão noivos desde o início do ano passado. O casamento está sendo planejado para depois dos Jogos.

Apesar da vaga de Pikkarainen estar assegurada, Bottas ainda não decidiu se estará no Rio durante as competições, que acontecem em um período de recesso da Fórmula 1. “As férias da F-1 são bem na época dos Jogos, então pode ser que Valtteri possa ir. Vamos conversar, mas tomara que dê certo”, disse a nadadora à imprensa finlandesa durante o GP de Mônaco. “Ele se envolveu muito com os Jogos em Londres.”

Naquela oportunidade, Bottas, que morava na Inglaterra na época, compareceu às competições. Perguntado pelo UOL Esporte sobre seus planos no final do ano passado, o finlandês deixou as portas abertas. “Seria bem legal ir para lá. Só estive em São Paulo no Brasil, então seria uma boa oportunidade de conhecer o Rio.” Segundo a reportagem apurou, o piloto ainda não se decidiu.

Bastante reservado, Bottas evita falar da vida pessoal, mas reconhece que o fato de ter uma esportista em casa o ajuda. "Ela sabe que em qualquer esporte, se você quiser chegar ao topo, precisa de muita ajuda e sacrifícios. Ela também está focando na área dela, treinando para suas competições, então nenhum dos dois fica em casa esperando o outro".

Além da vida de nadadora e de acompanhar Bottas nas etapas da Fórmula 1, Pikkarainen ainda tem outra paixão, o hipismo. Ela já chegou a competir na modalidade em eventos locais na Finlândia e não descarta mudar de esporte no futuro. "No momento, a natação ainda é meu foco principal, mas cada vez gosto mais de cavalgar", admitiu a atleta. 

Topo