Olimpíadas 2016

Fabiana Murer quebra recorde sul-americano e faz melhor marca do ano

Wagner Carmo/CBAt
Fabina Murer comemora melhor marca da carreira no Troféu Brasil imagem: Wagner Carmo/CBAt

Felipe Pereira

Do UOL, em São Bernardo do Campo

A 32 dias da Olimpíada, Fabiana Murer fez a melhor marca de sua carreira no salto com vara no Trófeu Brasil de Atletismo, disputado neste domingo (03), em São Bernardo do Campo. A atleta conseguiu 4,87 m e foi ovacionada pelo público que estava presente no local. Um dos principais nomes do atletismo brasileiro, a esportista tentará sua primeira medalha no Rio de Janeiro.

O salto dado por Fabiana também se tornou o novo recorde sul-americano na prova. O salto também foi um centímetro mais alto que a melhor marca do ano até aqui, obtida pela grega Stefanídi Ekateríni. A russa Yelena Isinbayeva já atingiu 4,90 m neste ano, mas como os escândalos de doping que afetam o atletismo russo impediram que a marca dela fosse computação pela Federação Internacional de Atletismo.

"Fico feliz com a marca, mas tem sete ou oito atletas disputando medalha na Olimpíada. Fico feliz, porque é minha última temporada e sempre quis parar no auge. Não sou forte e nem veloz, mas estou há 10 anos no topo porque tenho boa técnica e boa coordenação. Tentei bater 5 metros, mas não consegui. Vou deixar para fazer mais pra frente", comemorou Fabiana.

Até então, a melhor marca da carreira de Fabiana eram 4,85m, que ela havia feito em diversas oportunidades, a última delas no Mundial de Pequim de 2015.

Joana Costa foi outra atleta a conquistar o índice olímpico para o salto com vara. A atleta atingiu 4,5 m exigido e irá disputar os Jogos Olímpicos junto com Fabiana Murer. Assim que finalizou o salto e viu que havia atingido a meta necessária, Joana caiu no colchão comemorando bastante e foi abraçar seu técnico, que invadiu a pista para comemorar o feito da atleta. Por fim, Nubia Soares fez 14,19 m e assim se credenciou para as Olimpíadas no salto triplo. 

Topo