! Phelps garante nova vaga para Rio-16 com 2º tempo do ano; Lochte também vai - 01/07/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Phelps garante nova vaga para Rio-16 com 2º tempo do ano; Lochte também vai

Guilherme Costa

Do UOL, em Omaha (EUA)

Michael Phelps, 31, tem 22 medalhas olímpicas (18 ouros, duas pratas e dois bronzes). Ryan Lochte, 31, já foi ao pódio 11 vezes em Jogos. Além de serem dois dos mais prolíficos atletas da história, os dois norte-americanos consolidaram na última década uma das principais rivalidades da natação em seu país. O último capítulo em solo nacional foi disputado na noite desta sexta-feira (01), em Omaha, na seletiva dos 200 m medley. Phelps, com 1min55s91, conquistou a vitória.

“Ryan e eu temos competido desde 2004. Tivemos alguns grandes duelos, e um levou o outro a um nível diferente. Subimos um degrau. Sobre a prova, especificamente, acho que eu podia ter sido melhor. Ainda tenho muito para melhorar. Não acho que tenha nadado tão bem quanto podia, mas terei outra chance em algumas semanas”, disse o maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos. Phelps fez o segundo melhor tempo da distância na temporada – o primeiro ainda é o japonês Kosuke Hagino, que cravou 1min55s07 em abril.

Foi a segunda classificação de Phelps para uma prova individual da Rio-2016 – ele havia obtido na terça-feira (28) uma vaga nos 200 m borboleta. Quatro anos depois de ter se aposentado e duas temporadas após ter voltado às piscinas, o nadador disputará os Jogos Olímpicos pela quinta vez, algo inédito para um atleta da modalidade nos Estados Unidos.

“Foi uma briga de cachorros grandes. Adoro competir com ele. Sabe, é um rival incrível. Quando acabou a prova, dei um abraço nele porque nós dois sabemos que essa talvez tenha sido nossa última prova juntos nos Estados Unidos”, respondeu Lochte, que ainda não havia conquistado vaga para disputas individuais da Rio-2016 – e nem teria outra chance além dos 200 m medley.

Para Phelps, a seletiva da natação dos Estados Unidos ainda tem mais um compromisso. Após ter vencido os 200 m medley, o atleta teve apenas o tempo da final feminina dos 100 m livre para descansar e voltou à piscina para a semifinal dos 100 m borboleta. Fez o sexto tempo, mas avançou à prova decisiva. “Machucou. Isso costumava ser fácil, mas hoje [sábado] não foi assim. Ainda bem que esses 51s foram suficientes para uma classificação. Era tudo que eu queria fazer agora. Minhas pernas doem um pouco”, admitiu.

Semifinal dos 50 m livre coloca pressão sobre brasileiro

Rob Schumacher-USA TODAY
imagem: Rob Schumacher-USA TODAY

Esperança de medalha brasileira nos 50m, Bruno Fratus viu dois concorrentes se destacarem na seletiva norte-americana nesta segunda-feira. Anthony Ervin e Nathan Adrian fizeram tempos mais rápidos do que o Fratus já havia conquistado no ano.

Na semifinal da seletiva, Ervin nadou em 21s55, o terceiro melhor tempo do mundo em 2016. Já Adrian anotou o tempo de 21s60, o quarto do ano. Os dois ficam atrás apenas de Florent Manaudou (21s42) e Cameron McEvoy (21s44) em 2016. Com o tempo de 21s74, Bruno Fratus tem agora apenas o nono tempo do ano.

“O mundo está ficando mais rápido, e nós precisamos melhorar um pouco”, admitiu Cullen Jones, que se classificou para a final com o terceiro melhor tempo: 21s93.

Atual campeã olímpica, Missy faz segundo tempo dos 200 m costas

Tom Pennington/Getty Images
imagem: Tom Pennington/Getty Images

Missy Franklin, 21, fez apenas o segundo melhor tempo das semifinais dos 200 m costas em Omaha (2min08s63). O resultado chama atenção porque a norte-americana é a atual campeã olímpica e havia dominado a prova nas eliminatórias, na manhã desta sexta-feira.

Nas semifinais, Missy foi superada por Maya DiRado, 23, que fez 2min08s14. As duas voltarão a se enfrentar no próximo sábado, quando tentarão consolidar suas vagas na prova da Rio-2016. "Foi uma grande prova hoje [sexta-feira], mas eu tenho mais amanhã [sábado]. Preciso soltar um pouco, descansar e me preparar", disse a detentora do ouro olímpico da prova.

Katie Ledecky fica fora do revezamento

Um dos principais nomes da natação feminina dos Estados Unidos, Katie Ledecky não estará no revezamento 4x100 m livre nos Jogos Olímpicos. A norte-americana terminou apenas na sétima colocação da seletiva, com o tempo de 53s99. A vencedora foi Abbey Weitzeil, com a marca de 53s28.

"Eu fui a sétima colocada, e a Kelsi [Worrell] foi a oitava, mas nós duas já estamos no time. Então, estaremos à disposição se eles precisarem no revezamento. Mas eu fiquei com a sétima posição, e isso acontece", lamentou Ledecky. "Obviamente eu preferia estar mais na frente, mas também estou feliz pelas pessoas que conseguiram", completou.

Além de Abbey, que ficou com a primeira vaga, a natação norte-americana terá Simone Manuel nos 100 m livre da Rio-2016. Ela completou a prova em 53s52 nesta sexta-feira. "Os últimos 15 metros foram brutais. Minhas pernas estavam queimando, mas meu técnico disse para baixar a cabeça e chegar à parede se isso acontecesse", contou a dona do segundo lugar. Amanda Neir (53s75) e Lia Neal (53s77) serão as outras componentes do time nacional no revezamento 4x100 m livre.

Lilly King vence disputa acirrada nos 200 m peito

Getty Images/AFP
imagem: Getty Images/AFP

Uma disputa acirrada marcou a final dos 200m peito feminino. Lilly King e Molly Hannis travaram um duelo até a batida, com a primeira vencendo por apenas 0s31: 2min24s08 a 2min24s39. As marcas, no entanto, pouco animam os Estados Unidos.

As duas atletas que representarão o país nos Jogos Olímpicos fizeram tempos que não renderiam classificação em 2012, para o evento de Londres. Naquele ano, Micah Lawrence nadou a prova em 2min23s03 para ficar com a segunda vaga dos Estados Unidos. A também norte-americana Rebecca Soni, campeã da prova em Londres-2012, fez 2min21s13 na seletiva e 2min19s59 nos Jogos.

"Eu estava olhando para o lado, vendo quem estava em segundo e quem estaria no time. Não foquei tanto no meu desempenho", disse King.

Ryan Murphy faz o segundo melhor tempo do mundo nos 200 m costas

Na prova final dos 200 m costas, o grande destaque foi o nadador Ryan Murphy, 20, que fez 1min53s95 e venceu a seletiva nacional. Foi o segundo melhor tempo da distância no planeta em 2016 - perde apenas para o australiano Mitch Larkin, que cumpriu o percurso em 1min53s90.

A segunda vaga dos Estados Unidos na prova da Rio-2016 ficou com Jacob Pebley, 22, que terminou os 200 m costas em 1min54s77. Tyler Clary, atual campeão olímpico da distância, fez 1min55s33 e ficou fora dos Jogos deste ano.

Depois da prova, ainda na piscina, Pebley começou a chorar e foi abraçado por Murphy. Os dois são companheiros de quarto desde o primeiro ano da faculdade.

"Tive de olhar várias vezes para o placar até conseguir acreditar. Foi como se eu estivesse sonhando em toda a prova. Quando vi um número 2 ao lado do meu nome, comecei a pirar", relatou Pebley. "Foi incrível. Tive muitas emoções nessa prova porque podia dividir esse momento com um dos meus melhores amigos, que é o Jacob. Eu vejo ele treinando em todos os dias, e nós nos ajudamos a avançar", completou Murphy.

Topo