Olimpíadas 2016

Russa que revelou doping poderá ir à Rio-2016 sob bandeira neutra

AP Photo/Aleksander Chernykh
Yulia Stepanova, russa que denunciou esquema de doping de seu país imagem: AP Photo/Aleksander Chernykh

Da AFP

A atleta russa Yulia Stepanova, inicialmente vetada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro depois de alertar para o grande escândalo de doping em seu país, poderá participar no evento sob a bandeira neutra, anunciou nesta sexta-feira a IAAF.

A russa de 29 anos, que disputa os 800 metros, "a partir de agora é elegível para participar em competições internacionais como atleta independente neutra", afirmou a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) em um comunicado.

De acordo com a IAAF, a decisão foi tomada de forma unânime. O Comitê Olímpico Internacional (COI) deve aprovar formalmente a participação de Stepanova nos Jogos Rio-2016.

Ela é a primeira atleta a passar pelos critérios de elegibilidade delineados pela IAAF e está elegível para competir no Rio.

Stepanova denunciou  o esquema de doping russo no documentário "Top Secret Doping: How Russia makes its Winners" (Doping Secreto: Como a Rússia faz seus Vencedores), em 2014.Posteriormente, ela mudou para a Alemanha e, em seguida, a América do Norte com seu marido e também denunciante Vitaly, um ex-oficial da Agência Antidoping russa.

Em nota, a Wada se pronunciou sobre a liberação de Stepanova.

“A Wada em parceria com o Conselho de Doping da Iaaf decidiu liberar Yuliya Stepanova para competir em competições internacionais como atleta neutra. A senhora Stepanova tem dado uma contribuição excepcional à proteção de atletas limpos e por isso, apoiamos plenamente a decisão. Nós reconhecemos que a participação da senhora Stepanova como atleta neutra ainda está sujeita às regras da organizadora do evento. Estamos ansiosos para vê-la participar de competições internacionais”, disse a agência.

Confira o comunicado completo:

“A IAAF decidiu que a atleta é o primeiro caso a ser liberado para competir sob bandeira neutra. O Controle Antidoping decidiu por unanimidade que Yuliya Stepanova deu enorme contribuição para a promoção e proteção dos ‘atletas limpos’, fair play e a integridade do esporte. Stepanova agora tem permissão para competir em torneio internacionais como atleta independente. A participação, no entanto, fica condicionada às regras de cada competição”, diz o comunicado da IAAF. 

Topo