Bolt abandona seletiva e terá de usar atestado médico para ir à Rio-2016

Fábio Aleixo e Felipe Vita
Do UOL, de Kingston (JAM)
Gilbert Bellamy/Reuters
Usain Bolt, depois de participar de seletiva jamaicana para Rio-2016

Devido a um estiramento na coxa esquerda, Usain Bolt desistiu de disputar a final dos 100m rasos da seletiva jamaicana para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A decisão da competição aconteceu nesta sexta-feira (01), em Kingston, capital do país. 

Isso não significa que ele está fora da Rio-2016, contudo. A Associação Jamaicana de Aletismo (JAAA) tem direito a três vagas para a prova: as duas primeiras são automáticas, conquistadas pelo vencedor e pelo vice da seletiva, e a última depende de convocação da entidade.

Há um filtro, o qual Bolt cumpre, para poder ser convocado: o competidor precisa ter um dos três melhores tempos do ano. Ele tem o segundo (9s88), e isso o credencia a ser escolhido pela federação nacional para o torneio a ser disputado na capital fluminense. Para tanto, terá de provar até agosto que está recuperado.

Logo depois do acontecido, o jamaicano usou as redes sociais para se manifestar. "Depois de sentir um desconforto na minha coxa, fui com estiramento de grau 1", explicou. "Enviei um atestado médico para ser dispensado da final dos 100m e do restante do campeonato nacional", prosseguiu, além de afirmar que já deu início ao tratamento. 

Bolt já havia entrado na pista nesta sexta, para a disputa da semifinal. Ele havia sido o quarto melhor nas semis e venceu sua bateria, com 10s04. Na outra bateria, três atletas foram melhores do que ele, com destaque para Yohan Blake, que marcou 9s95. 

Yohan Blake foi o campeão da seletiva jamaicana nos 100m, repetindo o tempo de 9s95 na decisão, e Nikel Ashmeade ficou em segundo (9s96). A dupla está com vaga assegurada para os 100m no Rio. Asafa Powell foi o quarto e está fora da prova depois de quatro edições olímpicas. 

No Estádio Nacional de Kingston, no momento em que foi revelada a ausência de Bolt na final, o silêncio foi predominante, em clima de velório. A animação, contudo, voltou quando foi dada a largada. O público, mesmo sem entender muito bem o ocorrido, vibrou com Blake, o mais assediado nesta sexta-feira.  

Secretário-geral da Associação Jamaicana de Atletismo, Gareth Gale confirmou que, em sendo cumprido o protocolo, Bolt ficará com a vaga de indicação.

"O comitê de seleção vai se reunir e avaliar tudo o que for apresentado, como atestado médico e exames, e encaminhar para a diretoria executiva ratificar a decisão. Sendo tudo comprovado, ele participará da Olimpíada - e neste caso, um atleta ficará de fora, levando em consideração o ranking". 

Se Usain Bolt depende de sua recuperação e de uma convocação para disputar os 100m no Rio, a situação para os 200m é mais complicada. Ele não competiu na distância neste ano e por consequência não tem marca no ranking mundial. Como não também não participará da seletiva devido à lesão, será difícil que esteja apto à disputa no Rio - a seletiva jamaicana para os 200m acontecerão entre sábado (02) e domingo. 

O secretário-geral Gareth Gale também deu declaração sobre o caso de Bolt nos 200m. "Ainda temos que esperar. Por enquanto, ele está inscrito na eliminatória de amanhã. Caso não venha, o processo será o mesmo", disse o oficial, sem deixar claro que o fato de o jamaicano não ter marca nesta temporada na distância 200m poderia deixá-lo fora da prova na Rio-16.

Pela regra da Iaaf, Bolt obteve o índice no período de qualificação olímpica (válido entre 1 de maio de 2015 e 11 de julho de 2016) ao ter feito 19s55 para vencer o Mundial de Pequim em agosto do ano passado. Assim, só precisaria competir na etapa de Londres da Liga de Diamante em 22 de julho para provar que está recuperado.

A prova acontece quatro dias após a data limite para a inscrição dos atletas na Olimpíada.

Multicampeão, o jamaicano tem seis medalhas olímpicas de ouro, duas delas nos 100 m rasos. As conquistas aconteceram nas últimas duas edições do evento, em Pequim-2008 e Londres-2012. Ele é também tricampeão mundial da prova, com vitórias em Berlim-2009, Moscou-2013 e Pequim-2015.

Ele é também atual bicampeão olímpico nos 200m, conquistas obtidas em Pequim e em Londres. 

Bolt se manifesta nas redes sociais

Reprodução/Instagram

Logo após abandonar a seletiva, o atleta colocou uma mensagem em seu Twitter e Facebook e postou uma foto do tratamento que já iniciou na coxa.

"Após sentir um desconforto na minha coxa depois da primeira fase, na noite passada e agora nas semifinais, hoje fui examinado pelo chefe médico da associação nacional e diagnosticado com um estiramento de grau 1. Fui submetido a um exame médico que me tirou da final dos 100m e do restante da seletiva nacional. Iniciei o tratamento imediatamente e espero estar bem para o London Anniversary Games (Diamond League), em 22 de julho, para conseguir a classificação para a Rio 2016", escreveu.