! Aniversariante, Phelps veta bolo e faz 4º tempo do mundo nos 200 m medley - 30/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Aniversariante, Phelps veta bolo e faz 4º tempo do mundo nos 200 m medley

Guilherme Costa

Do UOL, em Omaha (EUA)

O aniversário de Michael Phelps em 2016 não teve bolo ou vitória. Ainda assim, o norte-americano teve o que comemorar. Nesta quinta-feira (29), dia em que completou 31 anos, o atleta mais vitorioso da história dos Jogos Olímpicos anotou o quarto melhor tempo do planeta nos 200 m medley neste ano e ficou mais perto de uma vaga na disputa da prova na Rio-2016.

Phelps completou os 200 m medley em 1min57s61 na semifinal da prova em Omaha, onde está sendo disputada a seletiva da natação norte-americana para a Rio-2016. O problema para ele é que Ryan Lochte, 31, fez ainda melhor: 1min56s71, segunda marca mais veloz do planeta em 2016. Os dois voltarão a se enfrentar na sexta-feira (01), quando disputarão a prova decisiva - os Estados Unidos podem inscrever até dois atletas por evento individual da Rio-2016, e a qualificação desta semana é a única oportunidade para definição desses nomes.

“Nas grandes competições, nós tivemos bons duelos. Vamos estar lá novamente amanhã (sexta-feira), e eu acho que vai ser bom. Vai ser legal de ver. Eu queria estar no meio da piscina na final, e acho que isso eu consegui. Mas Ryan é um grande competidor, e nós realmente nos ajudamos a crescer durante os anos”, afirmou Phelps depois da prova desta quinta.

"Eu e ele temos competido nessa prova desde 2003, e ele é um grande rival. Adoro disputar com alguém desse nível", respondeu Lochte.

Quando saiu da piscina, Phelps foi ovacionado por todo o público que estava no Centurylink Center, em Omaha. Ao contrário do que está acostumado, porém, o barulho não era por uma vitória ou por um recorde. O dono de 22 medalhas olímpicas foi celebrado por causa do aniversário. No entanto, como a data coincidiu com a seletiva nacional, rechaçou comer bolo ou fazer festa - em vez disso, programou apenas um jantar com a mãe e alguns amigos.

O programa de provas de Phelps na seletiva dos Estados Unidos tem três chances de classificação para a Rio-2016. Ele já confirmou vaga em uma delas (200 m borboleta), mas ainda precisa garantir seu nome nas outras duas (além dos 200 m medley, o norte-americano disputará a qualificação dos 100 m borboleta).

Novo recorde dos 200m peito

Al Bello/Getty Images/AFP
imagem: Al Bello/Getty Images/AFP

Josh Prenot não tomou conhecimento do recorde dos Estados Unidos na prova dos 200m peito e conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos. Na primeira final da noite, ele venceu com facilidade com o tempo de 2min07s17, a melhor marca feita no ano no mundo todo e novo recorde do país. O segundo colocado da seletiva foi Kevin Cordes, com 2min08s00, que também estará na Rio-2016.

“Eu me sinto incrível! Até ontem à noite eu estava nervoso como jamais havia ficado antes de uma prova, e manter a calma para hoje foi um desafio, mas deu tudo certo no fim. Era minha última prova, minha última chance de estar no time. Eu não poderia esperar mais quatro anos”, afirmou um animado Prenot após a prova.

O tempo feito por Prenot o daria o título nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e o do Mundial de Esportes Aquáticos, em Kazan, na Rússia, em 2015. O recorde dos Estados Unidos pertencia a Eric Shanteau, que nadou em 2min07s42, em 29 de julho de 2009.

Esse também foi o primeiro recorde batido na seletiva norte-americana para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Ledecky vai à final; Missy Franklin dá adeus

Rob Schumacher/USA TODAY
Missy Franklin não conseguiu vaga nos 100m livre para a Rio-2016 imagem: Rob Schumacher/USA TODAY

Sensação dos Estados Unidos, Katie Ledecky está em mais uma final. A nadadora de 19 anos passou com o sétimo melhor da semifinal dos 100m livre (54s04). A norte-americana já havia conquistado vaga para os Jogos Olímpicos nos 200m e 400m livre.

Representante dos Estados Unidos em Londres-2012, Missy Franklin não conseguiu o mesmo feito de Ledecky. Ele terminou a semifinal com apenas o 11º tempo (54s24) e ficou de fora da final. Na última edição de Jogos Olímpicos, ele ficou em quinto nos 100m livre.

“Não tenho ideia dos motivos, mas estou super decepcionada. Eu simplesmente não sinto que minha velocidade esteja aqui nesta seletiva”, lamentou Missy Franklin depois da prova.

Atual campeão vence e sensação garante vaga

Al Bello/Getty Images/AFP
imagem: Al Bello/Getty Images/AFP

Dono de três medalhas olímpicas, Nathan Adrian venceu a final dos 100m livre. O norte-americano nadou no tempo de 47s72, a segunda melhor marca do ano, perdendo apenas para o australiano Cameron McEvoy, que fez 47s04 no dia 7 de abril.

Em 2012, Adrian também foi o melhor nadador dos Estados Unidos nos 100 m livre. Ele se classificou para Londres com 48s10. Nos Jogos Olímpicos, ele fez 47s52 e ficou com o ouro.

Sensação juvenil dos Estados Unidos, Caeleb Dressel também garantiu vaga para os Jogos Olímpicos na prova. Ele, no entanto, nadou com um tempo bastante acima do marcado por Adrian: 48s23.

A dupla também estará presente no revezamento 4x100m livres. Logo após a prova, a equipe dos Estados Unidos anunciou os convocados para a prova nos Jogos Olímpicos: Nathan Adrian, Ryan Held, Caeleb Dressel e Anthony Ervin.

"Na última vez, o revezamento tinha caras mais velhos, como eu, e agora temos dois garotos. Não sei o que acontece, mas acho que é um fluxo natural na natação. Eu não podia estar mais empolgado", afirmou Nathan Adrian.

Topo