Olimpíadas 2016

Nadadora Etiene Medeiros é absolvida de acusação de doping

Divulgação
Etiene em julgamento no STJD imagem: Divulgação

Leandro Carneiro

Do UOL, em São Paulo

A nadadora Etiene Medeiros foi absolvida da acusação de doping no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O julgamento aconteceu nesta quinta-feira e ela foi liberada por unanimidade, 8 votos a 0.

“Ela tinha uma tranquilidade de quem era inocente, mas não dá para ficar 100% confortável em uma situação em que está nas mãos de outras pessoas, que vão te julgar. A gente tinha provas contundentes que não houve intenção dela, conseguimos provar a inocência. Então, nunca tem uma tranquilidade absoluta”, falou Marcelo Franklin, advogado da atleta, ao UOL Esporte - o escritório Franklin Advogados representa Etiene.

Com isso, Etiene Medeiros será uma das nadadoras a representar o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. De acordo com a assessoria de imprensa da nadadora, desde que a notícia de doping foi revelada, ela manteve o foco nos treinamentos.

"O Superior Tribunal de Justiça Desportiva, em sessão de julgamento na noite de 29/06/2016, ao analisar as provas, por unanimidade de votos, decidiu que nenhuma culpa ou negligência poderia ser imputada à atleta, declarando assim a sua inocência", disse a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em nota.

Os representantes de Etiene disseram que a atleta recebeu a notícia com “alegria e serenidade”, mas não irá falar sobre o assunto até o fim de semana.

A decisão do STJD cabe recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que teria de ser pedido por Wada (Agência Mundial Antidopagem), Fina (Federação Internacional da Natação) ou ABCD (Associação Brasileira de Controle de Doping). Mas, caso a ação seja feita, dificilmente Etiene seria julgada antes dos Jogos Olímpicos.

“Não tem como descartar, mas seria uma situação extraordinária. Na minha experiência em casos como esse, o recurso leva geralmente 1 ou 2 meses, então teria de criar algo extraordinário. É improvável, mas não impossível”, completou.

Etiene foi flagrada em um exame antidoping no dia 8 de maio deste ano com a substância fenoterol fora de competição. Em sua defesa, a nadadora usou como argumento um erro médico ao fazer inalação.

A nadadora tem problemas respiratórios e recorre a inalação rotineiramente. Em casos assim, médicos precisam fazer um documento explicando o problema e mandar para avaliação da junta médica. Esse grupo julga se o uso é lícito.

Para os Jogos, Etiene possui índice para três provas. Ela está classificada para os 50m livre, 100m livre e 100m costas.

Topo