! Bolt dá primeiro passo para Rio-2016 e avança à semi da seletiva jamaicana - 30/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Bolt dá primeiro passo para Rio-2016 e avança à semi da seletiva jamaicana

Fábio Aleixo e Felipe Vita

Do UOL, em Kingston (JAM)

A lenda do atletismo Usain Bolt deu o primeiro passo para assegurar uma vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (30), o velocista se classificou à semifinal dos 100 m rasos da seletiva jamaicana, que está sendo disputada em Kingston (capital do país). 

Bolt percorreu a distância com tempo de 10s15. Foi o segundo melhor nas quatro eliminatórias, atrás apenas de Nickel Ashmeade (10s07). Ele voltará a competir na próxima sexta-feira (1), na semi e na decisão da disputa. 

O atleta, contudo, saiu de cara fechada da pista e demonstrando insatisfação com o desempenho. Logo depois, Bolt seguiu em atividade, com corrida leve em campo próximo ao local da prova.

Fábio aleixo / UOL
imagem: Fábio aleixo / UOL

Multicampeão, o jamaicano tem seis medalhas olímpicas de ouro, duas delas nos 100 m rasos. As conquistas aconteceram nas últimas duas edições do evento, em Pequim-2008 e Londres-2012. Ele é também tricampeão mundial da prova, com vitórias em Berlim-2009, Moscou-2013 e Pequim-2015.

Não é dele, contudo, a melhor marca da distância em 2016. O francês Jimmy Vicaut, em junho, correu para 9seg86. O melhor tempo de Bolt na temporada é de 9seg88, o segundo do ranking, consideravelmente mais baixo do que o conseguido nesta quinta. 

Apesar de não ter ficado feliz com seu tempo e de não dar entrevistas após a prova, Bolt foi atencioso com os fãs.

Depois de correr por cerca de 10 minutos no gramado para relaxar os músculos, dirigiu-se às arquibancadas e posou para diversas fotos com pessoas das mais variadas idades. Até alguns policiais aproveitaram para fazer seflie com o maior ídolo da Jamaica. 

Fábio Aleixo / UOL
imagem: Fábio Aleixo / UOL

Topo