! Michael Phelps vence, garante vaga nos 200 m borboleta e estará na Rio-2016 - 29/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Michael Phelps vence, garante vaga nos 200 m borboleta e estará na Rio-2016

Guilherme Costa

De Ohama (EUA)

Michael Phelps não sorriu, mas celebrou. Abriu a mão direita e mostrou os cinco dedos para a câmera que o focalizava na piscina do Centurylink Center, em Omaha (Estados Unidos). Foi assim, com sensação de dever cumprido, que o atleta mais laureado da história dos Jogos Olímpicos comemorou nesta quarta-feira (29). Quatro temporadas depois de ter se aposentado e pouco mais de dois anos após ter retornado às piscinas, venceu a seletiva nacional dos 200 m borboleta e se classificou para a Rio-2016, em agosto.

"Acho que a vaga significava o máximo nesta noite. Depois de tudo que aconteceu, estar apto a voltar foi provavelmente mais difícil do que qualquer outra coisa na minha vida. Não me senti bem nas duas primeiras vezes em que caí na piscina e não estive tão bem agora, mas estar no time era a coisa mais importante. Era a única coisa que eu tinha a fazer hoje [quarta-feira]", disse Phelps, 30, ao sair da piscina. Na história, nenhum outro nadador conseguiu representar os Estados Unidos em cinco edições dos Jogos.

Dono de 22 medalhas olímpicas (18 de ouro, duas de prata e duas de bronze), Phelps concluiu os 200 m borboleta em 1min54s84 nesta quarta-feira. Foi a sexta melhor marca da distância na temporada (a número 1 é do húngaro Laszlo Cseh, que fez 1min52s91 em maio). O norte-americano, detentor dos quatro tempos mais baixos da história e dos últimos cinco recordes mundiais na prova, foi dominante em toda a seletiva norte-americana. Ainda assim, terá de melhorar se quiser manter a supremacia também na Rio-2016.

"A prova de 200 m borboleta que vai acontecer daqui a algumas semanas vai ser provavelmente a mais difícil que eu já disputei. Estou me preparando para enfrentar alguns caras que fizeram tempos incríveis neste ano e no ano passado", disse Phelps.

O primeiro passo, porém, era a classificação. Phelps, 30, era o nadador mais velho na piscina nesta quarta-feira. Depois dele, o dono da certidão de nascimento mais antiga era Tom Shields, 24, que cravou 1min55s81, terminou com o segundo tempo e também irá à Rio-2016.

"Eu estava empolgado. Tenho a oportunidade de chegar aos Jogos Olímpicos pela quinta vez, o que significa um longo tempo de enorme esforço. Só de terminar do jeito que eu queria já é muito importante para mim. Estar no time era o que eu queria", concluiu Phelps.

Na prova de Omaha, no entanto, o supercampeão não foi o mais ovacionado. Ninguém ganhou mais aplausos da torcida do que Zach Harting, 19, que foi apenas o sétimo colocado. Assim como havia feito nas semifinais, na última terça (28), ele entrou na área de competição fantasiado de Batman e foi até anunciado como Zach "The Dark Knight" Harting. A torcida foi à loucura.

Katie Ledecky garante vaga em mais uma prova

Já classificada para os 400 m livre, a norte-americana de 19 anos Katie Ledecky assegurou participação também nos 200 m livre. A nadadora ganhou o torneio de Omaha com o tempo de 1min54s88. Franklin Missy, vice na disputa, fez quase dois segundos a menos, mas também garantiu espaço nos Jogos.  

Na primeira prova do dia, o norte-americano Nathan Adrian passou à final dos 100 m livre com o segundo melhor tempo do ano na distância (47s91). Perde apenas para o australiano Cameron McEvoy (47s04). Em Londres-2012, Adrian foi ouro olímpico com 47s52.

Na quinta-feira, a decisão será entre ele e mais sete: Held, Dressel, Feigen, Ervin, Copeland, Pieroni, e Dwyer. 

Maya DiRado encerrou o dia com vitória na decisão dos 200 m medley, com tempo de 2min09s54. Ela assegurou vaga na Rio-2016, junto com a segunda colocada, Melanie Margalis (2min10s11). 

Show antes de cair na água! Veja apresentação do evento

Topo