Olimpíadas 2016

Nadador vestido de Batman ofusca Phelps e ganha torcida em seletiva dos EUA

AP Photo
Zach Harting, nadador americano, se veste de Batman durante seletiva para a Rio-2016 imagem: AP Photo

Guilherme Costa

Do UOL, em Omaha (EUA)

Dono de 22 medalhas em Jogos Olímpicos, recorde na história, Michael Phelps, 30, é o maior nome da natação dos Estados Unidos. Contudo, a despeito de ter feito o melhor tempo das semifinais, não foi ele a estrela dos 200 m borboleta na seletiva norte-americana para a Rio-2016. Ninguém chamou mais atenção na prova do que o novato Zach Harting, 19, que foi apenas o sétimo colocado. Tudo porque entrou fantasiado de Batman, com direito a capa e máscara, antes de competir na piscina do Centurylink Center, em Omaha (Estados Unidos), na última terça-feira (28).

“Eu gosto muito do Batman. É meu super-herói favorito. Então eu pensei: ‘Quer saber? Vou usar a máscara dele na seletiva e vou fazer o que ele faz: chutar alguns traseiros’. Foi legal fazer isso e ver 13 mil pessoas na arquibancada torcendo por mim. Eu só queria me divertir”, contou Harting depois da prova.

Batman é tema recorrente nas redes sociais de Harting. O nadador costuma falar sobre o super-herói em temas como a lista de seus vigilantes favoritos ou o último filme protagonizado pelo personagem (“Batman vs Superman, o Alvorecer da Justiça”, dirigido por Zack Snyder, lançado em 2016). Os posts dele também abarcam assuntos como histórias em quadrinhos e jogos online.

Em abril, no Dia Nacional do Super-Herói, Harting já havia usado uma máscara do Homem Morcego antes de uma prova local. Na época, chamou atenção por ter improvisado uma capa com uma toalha e também ganhou a torcida. A diferença é que na seletiva nacional isso teve uma proporção bem maior.

“Ver a cara dos outros nadadores foi bem divertido. Eles não sabiam o que fazer. Foi realmente legal. Acho que ninguém tinha visto algo assim antes”, admitiu o atleta.

O próprio Phelps estava entre os que ficaram intrigados com a performance de Harting. “Não sei se intimidado é a palavra certa. Acho que ele ficou mais para ‘o que esse garoto está fazendo?’. Era meio que o meu objetivo”, explicou o novato.

Nesta quarta-feira (29), a partir de 20h45 (de Brasília), Harting voltará à piscina do Centurylink Center para disputar a prova final dos 200 m borboleta. Os dois mais bem colocados representarão os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, em agosto, e o nadador já avisou que fará outra entrada triunfal.

“Não vou falar ainda, mas todo mundo vai ficar surpreso. Eu definitivamente tenho um grande plano. É preciso se divertir e tentar fazer mais a cada noite”, finalizou o nadador.

 

Happy National Sibling Day Num-Nuts!

Uma foto publicada por Zach Harting (@hartingz) em

Topo