Olimpíadas 2016

Com promessa de tempo e impulsão, Nike lança uniformes dos EUA para Rio-16

Nike/Divulgação
Nike apresenta agasalho que será utilizado pela delegação dos EUA na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro imagem: Nike/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

A Nike divulgou nesta quarta-feira informações e imagens dos novos uniformes da delegação dos Estados Unidos para os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Entre os principais destaques, estavam o uniforme da seleção feminina de futebol e os calçados "mais leves" do atletismo, em design que deve ser bastante semelhante ao que a empresa fornecerá ao Brasil.

As sapatilhas – que também calçarão atletas brasileiros que têm acordos com a fabricante – têm como missão “acelerar os atletas em todo o leque de corridas”. Os modelos aproveitaram inovações na placa de pinos, mais rígida, e ganharam desenhos que aproveitam a força propulsora contra o chão.

“Mas a rigidez é apenas uma parte da solução; o calçado também deve ser leve”, descreve a empresa. Em testes com a velocista jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce, a empresa garante ter diminuído 0s013 no tempo de impulsão, “uma diferença que poderia significar a diferença entre o primeiro e o quarto lugar”.

Já no futebol, a empresa apostou em uniformes com o design semelhante ao adotado pela seleção masculina dos EUA na Copa América Centenário. As camisas, porém, deixam as mangas azuis e dão lugar a mangas brancas, “preservando as propriedades de performance dos fios de alto desempenho do uniforme, produzindo um brilho iridescente”. O distintivo da US Soccer foi substituído pelas letra USA.

A Nike divulgou também agasalhos que serão utilizados por atletas em premiações. As peças, segunda a fabricante, “possuem uma silhueta esportiva contemporânea ajustada e uma interpretação intensa das cores nacionais de cada país abrangendo um espectro de cores modernas”. As mangas terão malha de tricô, proporcionando a circulação de ar e a mobilidade.

A empresa não deu detalhes a respeito da venda das peças, com preços de cada uma. Entretanto, afirmou que as camisas da seleção de futebol estarão disponíveis online no dia 23 de julho.

Topo