Olimpíadas 2016

Grupos do rúgbi da Rio-2016 são definidos; veja quem o Brasil enfrenta

Divulgação/CBRu
Edninha Santini, jogadora de rúgbi da seleção imagem: Divulgação/CBRu

Do UOL, em São Paulo

A organização da Rio-2016 divulgou nesta terça-feira as chaves dos torneios de rúgbi masculino e feminino dos Jogos Olímpicos de 2016. Os grupos foram definidos a partir do ranking baseado nos resultados recentes de cada país.

No feminino, o Brasil terá pela frente Canadá, Grã-Bretanha e Japão. As canadenses partem como favoritas, já que, além do segundo lugar obtido em 2013 na Rússia ficaram com a terceira colocação da World Series na temporada 2015/2016. A chave terá ainda a Grã-Bretanha, cuja base é formada pela Inglaterra, quarta na última edição da competição anual, e o Japão.

Presente na cerimônia, a jogadora Edna Santini comentou o grupo brasileiro. "É um grupo bem interessante com o Canadá, com quem empatamos recentemente. A Grã-Bretanha também é uma grande seleção e estamos no mesmo nível do Japão. É uma boa chave para sair com um bom resultado", afirmou.

Já no masculino, o Brasil terá os atuais campeões da modalidade, Fiji, logo na primeira fase. O país da Oceania caiu na primeira fase da última Copa do Mundo da modalidade, disputada em 2015 e vencida pela Nova Zelândia.

Além de Fiji, os brasileiros, que foram 17º colocados entre 19 participantes da World Series, encararão os argentinos, que ficaram no quinto posto da competição, e os americanos, que ficaram logo atrás na tabela final.

O rúgbi ficou fora dos Jogos Olímpicos por 92 anos, sendo a última disputa em Paris-1924. Ele voltará ao programa olímpico na modalidade Rugby Sevens e será disputado no Complexo de Deodoro. 

Veja os grupos

Torneio feminino

A
Austrália
Estados Unidos
Fiji
Colômbia

B
Nova Zelândia
França
Espanha
Quênia

C
Canadá
Grã-Bretanha
Brasil
Japão

Torneio masculino

A
Fiji
Estados Unidos
Argentina
Brasil

B
África do Sul
Austrália
França
Espanha

C
Nova Zelândia
Grã-Bretanha
Quênia
Japão

Com informações da EFE.

Topo