Olimpíadas 2016

Morto aos 86, Bud Spencer brilhou nas piscinas e chegou até a Olimpíada

Facebook/Reprodução
Na década de 50, Carlo Pedersoli (nome real de Bud Spencer) foi atleta da natação e do pólo aquático imagem: Facebook/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

O ator Bud Spencer morreu nesta segunda-feira, aos 86 anos, em Roma. Ao longo de 60 anos de carreira, participou de inúmeros filmes conhecidos, desde sua estreia no cinema norte-americano em Quo Vadis (fez um papel pequeno na produção, de 1951), até filmes que misturavam ação e comédia, como Banana Joe (1982), Dois Loucos com Sorte (1983) e Os Dois Super Tiras em Miami (1985), quase sempre na companhia de Terence Hill.

O que pouca gente se lembra é da carreira de Bud Spencer como atleta olímpico – justamente a responsável por abrir a ele as portas do cinema.

Nascido em Nápoles (Itália) em 31 de outubro de 1929, Carlo Pedersoli (o verdadeiro nome de Bud Spencer) morou no Recife entre 1947 e 1949, aprendendo a falar português fluente no período em que o pai atuou como cônsul da Itália no país. Na época, o adolescente Pedersoli era um nadador com potencial.

Reprodução
Carlo Pedersoli disputou as Olimpíadas de 1952 e 1954, mas ficou fora das finais nos 100 m livre imagem: Reprodução
Para efeito de comparação, em uma prova de 100 m livres disputada em setembro de 1950, antes mesmo de completar 21 anos, o italiano fez o tempo de 59s5. O recorde mundial da prova é hoje do francês Amaury Leveaux, que marcou 44s9 em uma prova de piscina curta disputada na Croácia em 2008; em piscina longa, a marca pertence a Cesar Cielo, que marcou 46s9 em piscina longa em 2009.

As boas performances valeram a Pedersoli a convocação para disputar o Campeonato Europeu de natação em 1950, disputado em Viena (Áustria). Não foi campeão, mas permaneceu no time para disputar em 1951 a primeira edição dos Jogos Mediterrâneos, uma espécie de Jogos Olímpicos envolvendo dez países (Egito, Espanha, França, Grécia, Itália, Iugoslávia, Líbano, Malta, Síria e Turquia) na região do Mar Mediterrâneo. O então nadador não decepcionou e conquistou a medalha de prata nos 100 m livres – seu primeiro grande pódio como atleta.

A popularidade e o tipo físico de Carlo Pedersoli o transformaram em figura recorrente em filmes – a exemplo do que aconteceu com Johnny Weissmuller, o principal intérprete de Tarzan no cinema entre as décadas de 1930 e 1940, dono de cinco ouros olímpicos na década de 1920. Em 1949, Pedersoli estreou no cinema com um papel na comédia italiana Quel fantasma di mio marito.

Em 1952, o nadador disputou os Jogos Olímpicos em Helsinque (Finlândia), chegando às semifinais dos 100 m livre. Quatro anos depois, em Melbourne (Austrália), ficou mais uma vez fora das finais.

Entre uma edição olímpica e outra, Carlo Pedersoli atuou como atleta da Lazio no pólo aquático. Em 1954, chegou a conquista o Campeonato Italiano masculino da modalidade. Em 1955, foi medalha de ouro da modalidade nos Jogos do Mediterrâneo, disputados em Barcelona.

Em 1957, entretanto, Carlo Pedersoli desistiu da natação. Aos 27 anos, deixou as piscinas e encontrou um novo rumo para a vida no cinema. Àquela altura, já havia participado de quatro filmes, participando de mais dois naquele mesmo ano. Pouco tempo depois, adotou o pseudônimo Bud Spencer - segundo ele, por ser fã da cerveja Budweiser e do ator Spencer Tracy.

Topo