! Seleção bate a Itália e se aproxima de vaga nas finais do Grand Prix - 24/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Seleção bate a Itália e se aproxima de vaga nas finais do Grand Prix

Do UOL, em São Paulo

A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Itália por 3 a 1 (24/26, 25/22, 25/13 e 25/22) , nesta sexta-feira, em Ancara, na Turquia, pelo Grand Prix. Com este resultado, o time nacional ficou perto de uma vaga nas finais do torneio. A ponteira Natália terminou como a maior pontuadora brasileira, com 17 acertos.

A etapa final acontecerá na Tailândia e reunirá seis equipes, entre 6 e 10 de julho. Os cinco primeiros se classificam para a próxima fase (a Tailândia, país sede, tem a sexta vaga).

O Brasil soma cinco vitórias (Itália (2x), Japão Sérvia e Bélgica) e duas derrotas (Sérvia e China) nesta etapa de grupo do Granx Prix. Restam mais dois jogos para a seleção: Bélgica, no sábado, e Turquia, no domingo.

No momento, a equipe nacional ocupa a quarta colocação e ainda pode ser ultrapassada pela Holanda e pelo Japão.

 

A partida

O jogo contra as italianas serviu para Zé Roberto dar consistência ao time, que representará o país na Olimpíada.

As italianas ganharam o 1º set por 26 a 24. O set inicial foi parelho; a seleção brasileira chegou a abrir 22 a 20, mas permitiu a reação das adversárias, que empataram por 23 a 23. Ortolani fechou o set em favor da Itália.

O segundo set também foi marcado pelo equilíbrio. O Brasil conseguiu abrir vantagem a partir do 13º ponto. O jogo pelo meio de rede funcionou. Thaísa se destacou no ataque, assim como o bloqueio com Fabiana, Natália e Thaísa. A seleção brasileira venceu o set por 25 a 22, após erro de saque da Itália.

O Brasil fechou o 3º set com tranquilidade, com grande atuação do sistema defensivo.

No quarto set, a Itália deu a impressão de que levaria o jogo para o tie-break. O selecionado europeu abriu 19 a 13. Mas o Brasil iniciou impressionante reação, tendo Natália como maior protagonista. A ponteira virou suas bolas de ataque. Roberta fechou o jogo após saque bem colocado.

Topo