! Brasil bate novamente Irã e emplaca 4ª vitória na Liga Mundial de Vôlei - 24/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Brasil bate novamente Irã e emplaca 4ª vitória na Liga Mundial de Vôlei

Do UOL, em São Paulo

O Brasil entrou em quadra nesta sexta-feira (24) disposto a se redimir da derrota sofrida para a Sérvia na última quinta-feira (23). Após quatro sets bem disputados, a seleção brasileira venceu o Irã por 3 a 1, em partida válida pela rodada na Sérvia, em Belgrado. Com a vitória, a seleção assume a provisoriamente a ponta do torneio com 12 pontos, mesma quantidade que a Sérvia, que ainda joga nesta sexta-feira, contra a Bulgária. A última partida do Brasil no país europeu acontecerá neste sábado, às 11h (de Brasília), contra a Bulgária.

Os iranianos, que já haviam sido derrotados por 3 sets a 0 na última semana, na rodada no Brasil, começaram a partida dispostos a dificultarem as ações dos brasileiros. Para iniciar o confronto, Bernardinho selecionou Bruninho, Wallace, Mauricio Borges, Lucão, Lucarelli, Thiago e Isac. 

Bloqueio não funciona, mas ataque resolve para o Brasil no 1º set

Reprodução/FIVB
Lucarelli foi o principal nome da seleção no primeiro set imagem: Reprodução/FIVB

Após um início forte do Irã, Lucarelli começou convertendo seus ataques e ajudou a colocar a seleção brasileira em vantagem no primeiro set. Na primeira parada obrigatória, o Brasil vencia a partida por 8 a 6. O atleta do Taubaté teve ótimo aproveitamento nos saques, convertendo três pontos no fundamento. 

Na segunda parada obrigatória do set, a seleção brasileira seguia em vantagem, desta vez de 6 pontos. Na volta, erros de saque de Lucão e Bruninho quase recolocaram o Irã na partida, mas Isac e Lucarelli estavam inspirados e ajudaram o Brasil a fechar o set em 25 a 18. Um dos pontos fortes do Brasil, o bloqueio não funcionou no primeiro set: apenas um ponto foi marcado a partir do fundamento.

Defesa dá trabalho para Bernardinho e Brasil perde set

Reprodução/FIVB
Bernardinho sofre para arrumar defesa no segundo set imagem: Reprodução/FIVB

O segundo set iniciou disputado, com o Brasil tomando a dianteira, mas sendo seguido de perto pelo Irã. Em belo rali, o Irã chegou a ficar à frente no placar, mas logo um erro de saque de Seyed voltou a igualar a partida em 4 a 4. No primeiro tempo técnico do segundo set, o placar era o mesmo da etapa anterior, mas desta vez com vantagem para os iranianos: 8 a 6.

Na segunda parada obrigatória, o Irã havia ampliado em um ponto sua vantagem e vencia por 16 a 13 após erros da seleção brasileira no saque, especialmente com Mauricio e Walace, e na defesa. Porém, na reta final do set, o bloqueio brasileiro voltou a funcionar e a seleção diminuiu a vantagem do Irã para 21 a 20. Lucarelli, que teve atuação apagada no segundo set, acordou na reta final e emplacou dois pontos, igualando a partida para o Brasil. No entanto, o Irã retomou a vantagem no placar e fechou o set em 26 a 24.

Brasil mostra eficiência no ataque e conquista o 3º set

Reprodução/FIVB
Isac foi um dos principais jogadores do Brasil na partida imagem: Reprodução/FIVB

No terceiro set, o Brasil se impôs para evitar qualquer possibilidade de zebra. A dupla Walace/Lucarelli voltou a mostrar bom desempenho ofensivo e colocou o Brasil em vantagem na primeira parada técnica: 8 a 5. 

Na segunda parada obrigatória, o Brasil havia mantido a boa vantagem construída no início do set e vencia por 16 a 12. Mais concentrada, a seleção brasileira parou de desperdiçar jogadas ofensivas e seguiu administrando a vantagem até o fim do set, fechado em 25 a 16 após ponto de bloqueio de Isac. 

Brasil começa atropelando em set decisivo e vence o jogo

Reprodução/FIVB
Seleção brasileira teve bom desempenho diante do Irã imagem: Reprodução/FIVB

O Brasil começou o set decisivo imprimiu forte ritmo e chegou a abrir 5 a 1 sobre os iranianos com boas jogadas de Wallace. Abalados, os iranianos tentaram reagir, mas foram para o primeiro tempo técnico obrigatório do set com maior desvantagem em comparação com os sets anteriores: 8 a 3.

Com Bernardinho mais tranquilo e orientando a seleção a todo instante, o Brasil seguiu pressionando os rivais e chegou a segunda parada obrigatória do set vencendo por 16 a 9, ampliando a vantagem de cinco pontos da paralisação anterior. Com boa vantagem no placar, a seleção brasileira apenas administrou a partida e fechou o set em 25 a 17, decretando mais uma vitória no torneio. 

Rodada no Brasil

16/06 - Brasil 3 x 0 Irã

16/06 - Estados Unidos 3 x 1 Argentina

17/06 - Brasil 3 x 0 Argentina

17/06 - Estados Unidos 3 x 1 Irã

18/06 - Irã 3 x 2 Argentina

18/06 - Brasil 3 x 1 Estados Unidos

Rodada na Sérvia

23/06 - Irã 3 x 1 Bulgária

23/06 - Brasil 1 x 3 Sérvia

24/06 - 11h – Brasil 3 x 1 Irã

24/06 - 14h - Sérvia x Bulgária

25/06 - 11h - Bulgária x Brasil

25/06 - 14h - Irã x Sérvia

Topo