Olimpíadas 2016

Paes pede "muita reza" por solução para crise no RJ e metrô olímpico

Buda Mendes/Getty Images
Eduardo Paes espera que o governo consiga achar uma solução para concluir a Linha 4 do Metrô do Rio imagem: Buda Mendes/Getty Images

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Faltando 43 dias para a Olimpíada, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pediu "muita reza" para o governador do Estado, Francisco Dornelles, para que ele encontre uma solução para crise financeira do Estado. Na sexta-feira, Dornelles decretou calamidade pública alegando que o governo não tinha como cumprir seus compromissos olímpicos.

"É muita reza que precisa. A situação está esquisita lá [no governo do Estado", disse Paes, em discurso bem humorado na abertura de um promovido pela Arquidiocese do Rio no dia da celebração do Dia Olímpico.

Após o discurso, Paes disse que espera que o governo consiga achar uma solução para concluir a Linha 4 do Metrô do Rio, obra que é promessa olímpica. Por falta de dinheiro, a construção de R$ 10 bilhões corre risco de não ficar pronta para os Jogos.

O prefeito disse que tem conversado com o secretário estadual de Transportes, Rodrigo Vieira, sobre o andamento do projeto. Vieira, segundo Paes, diz que a obra está andando dentro do cronograma e, assim, ficará pronta em 1º de agosto.

Ele ressaltou ainda que a prefeitura já tem um plano de contingência para caso o metro não fique pronto para a Rio-2016. Esse plano inclui a utilização de ônibus do sistema BRT para transporte de turistas. 

Segundo Paes, em 15 dias, a prefeitura receberá a confirmação sobre a data e inauguração do metrô. O município então teria um prazo para tomar as últimas medidas para por em prática seu plano de contingência para o transporte olímpico caso ele seja necessário.

Topo