Olimpíadas 2016

China fecha pistas de atletismo após suspeita de materiais tóxicos em obras

Jewel Samad/AFP Photo
Pistas construídas em escolas teriam usado materiais contaminados; estudantes reclamaram de mal-estar imagem: Jewel Samad/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira pela agência EFE, as autoridades chinesas decidiram fechar pistas de atletismo instaladas em escolas pelo país. O motivo: o uso de materias tóxicos na constração das instalações, que provocaram problemas de saúde entre os estudantes.

Na noite de quarta-feira, o Ministério da Educação chinês divulgou uma nota anunciando uma vistoria das pistas de atletismo construídas “recentemente” no país. A inspeção será feita nos próximos meses, embora detalhes não tenham sido divulgados. Por ora, a China suspendeu a construção de novas pistas de atletismo em escolas.

Segundo a agência chinesa de notícias Xinhua, as pistas escolares que forem reprovadas nos próximos testes serão fechadas. Os responsáveis pelas obras, por sua vez, serão “castigados severamente”.

As medidas foram divulgadas após a publicação de notícias a respeito de estudantes doentes em diversas regiões da China, em casos associados à instalação de pistas de atletismo para jovens em escolas. Em Pequim, os estudantes reclamaram de náuseas, ataques de tosse e hemorragia nasal.

Todas as utilizavam materiais sintéticos. Alguns deles foram reciclados, como pneus e cabos elétricos.

Topo