Olimpíadas 2016

LeBron James e astro dos Spurs confirmam ausência no Dream Team na Rio-16

Jason Miller/Getty Images/AFP
MVP das finais da NBA, LeBron James liderou título inédito do Cleveland Cavaliers imagem: Jason Miller/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

LeBron James, atual campeão e MVP das finais da NBA, e Kawhi Leonard, astro do San Antonio Spurs, informaram nesta quinta-feira (23) que não farão parte do Dream Team dos EUA que virão aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Com eles, já são 10 desfalques do basquete norte-americano para a Rio-16. A lista inicial do técnico Mike Krzyzewski tinha 31 nomes - alguns de peso, como Stephen Curry, James Harden e Russell Westbrook, já haviam declinado dos Jogos Olímpicos por motivos variados.

LeBron justificou sua ausência no Dream Team pelo acúmulo de tempo de quadra e sobrecarga física após conquistar título inédito com os Cavaliers em sete jogos contra os Warriors. Foi, inclusive, a sexta vez consecutiva que James chegou à decisão da NBA - quase sempre com média superior a 40 minutos de quadra por partida.

"Vou usar esse tempo para descansar", disse LeBron ao site Cleveland.com.

No Rio de Janeiro, LeBron James jogaria sua quarta Olimpíada e poderia se tornar o homem com mais medalhas de ouro no basquete dos Jogos. Atualmente, ele tem duas, conquistadas em Pequim-2008 e Londres-2012, e está empatado com Carmelo Anthony, que estará no Brasil e poderá alcançar a façanha. James tem ainda uma medalha de bronze nos Jogos de Atenas-2004, quando ele tinha apenas 19 anos e os Estados Unidos foram superados pela Argentina na semifinal.

Kawhi Leonard, por sua vez, transforma-se aos poucos na grande referência do San Antonio Spurs, que se aproxima do fim do ciclo do trio Tony Parker, Manu Ginobilli e Tim Duncan.

No último título do time de Greg Popovich, na temporada 2013-2014, aliás, Leonard foi eleito o MVP das finais da NBA. Além da força física em direção ao aro, ele se notabiliza por grande capacidade defensiva.

"Esta foi uma decisão muito difícil. É uma honra ser lembrado para a seleção e espero que no futuro eu tenha a chance de representar meu país jogando basquete", disse Leonard, que nunca disputou uma Olimpíada e não justificou sua escolha, no entanto.

Apesar da lista de desfalques que só cresce, os EUA receberam sinalização positiva de alguns jogadores em relação aos Jogos Olímpicos. Carmelo Anthony (New York Knicks), DeAndre Jordan (Los Angeles Clippers), Jimmy Butler (Chicago Bulls), Klay Thompson (Golden State Warriors), Kyle Lowry e DeMar DeRozan (Toronto Raptors) virão à Rio-16. Os EUA anunciarão a lista final com os 12 nomes do Dream Team na semana que vem.

10 desfalques do Dream Team na Rio-16

1 - James Harden
2 - Russell Westbrook
3 - Stephen Curry
4 - La Marcus Aldridge
5 - Anthony Davis
6 - Chris Paul
7 - Blake Griffin
8 - John Wall
9 - Kawhi Leonard
10 - LeBron James

 

 

Topo