Rússia pode ficar fora do levantamento de peso na Rio-2016 por doping

Da Reuters, em Londres (ING)
AP Photo/Andres Leighton
Marina Shainova, da Rússia, em participação no levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Pequim

Os levantadores de peso da Rússia podem ser proibidos de disputar os Jogos Olímpicos do Rio, o que está sujeito à confirmação pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em outra punição coletiva por doping a atingir o país.

Cinco dias depois da confirmação da suspensão da equipe de atletismo na Rio 2016, levantadores de peso russos estão agora enfrentando a possibilidade de serem barrados do evento de agosto.

Belarus e a superpotência do levantamento de peso Cazaquistão também foram punidos por terem falhado em novos testes dos Jogos de 2008 e 2012 na quarta-feira feitos pela entidade que comanda o esporte, a Federação Internacional de Halterofilismo (IWF), que também puniu outras nações através da redução do número de vagas disponíveis no Rio.

Os testes de doping retrospectivos realizados pelo COI levaram a 17 resultados positivos de 2008 e 2012, disse a federação. A entidade afirmou acreditar que pode haver mais casos por vir.

A IWF está aguardando a confirmação desses resultados e uma decisão final do COI, que não estava imediatamente disponível quando contatado na noite de quarta-feira pela Reuters.