Olimpíadas 2016

Rússia cita doping de americanos para questionar punição a Isinbayeva

REUTERS/Maxim Shemetov
A saltadora Yelena Isinbayeva também comparece ao sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018, na Rússia imagem: REUTERS/Maxim Shemetov

Do UOL, em São Paulo

O presidente do Comitê Olímpico Russo, Alexander Zhukov, disparou contra a punição que tira o atletismo russo da Olimpíada. E o alvo do dirigente foram os americanos.

“Você realmente acha justo impedir que Yelena Isinbayeva e Sergei Shubenkov participer dos Jogos Olímpicos que receberão Tyson Gay e Justin Gatlin, duas vezes desclassificado por doping?”, questionou.

“Da perspectiva dos atletas russos, é uma extrema injustiça e humilhação”, completou.

Ao citar Gay e Gatlin, Zhukov explica que acha injusto uma atleta que nunca foi pega no doping ser punida por erros de terceiros enquanto os Jogos receberão os dois atletas que já foram flagrados em exame.

Apesar da punição da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo), os russos ainda têm esperança de disputar os Jogos. De acordo com o COI, atletas russos, que tiverem classificados e comprovarem em laboratórios internacionais que estão limpos, poderão vir à Olimpíada caso a federação internacional libere.

A regra foi imposta não apenas para o atletismo da Rússia. Todos os atletas do país terão de provar que estão limpos. O mesmo acontecerá com o Quênia, devido à irregularidade nos laboratórios desses países.

Topo