Olimpíadas 2016

Rio decreta três feriados e restringe circulação durante Jogos Olímpicos

Xinhua/Xu Zijian
Copacabana receberá triatlo no dia 18 de agosto, por isso cidade terá feriado imagem: Xinhua/Xu Zijian

Do UOL, em São Paulo

A Prefeitura do Rio de Janeiro decretou nesta quinta-feira um pacote de medidas a serem adotadas durante os Jogos Olímpicos de 2016, que serão disputados na cidade entre 5 e 21 de agosto. As medidas foram assinadas pelo prefeito Eduardo Paes e publicadas no Diário Oficial da Município.

Entre as principais medidas, está a inclusão de três feriados municipais, nos dias 5, 18 e 22 de agosto. A cerimônia de abertura acontece no dia 5, enquanto a cerimônia de encerramento rola no dia 21, um dia antes do último feriado – desta forma, a organização pretende facilitar o fluxo pós-olímpico de passageiros a aeroportos.

No dia 18, haverá provas de triatlo pelas ruas do bairro de Copacabana. A modalidade também terá provas no dia 20, sábado.

Restrição de circulação

Em virtude das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, a Prefeitura do Rio também determinou que o Parque da Quinta da Boa Vista não estará aberto ao público nos dias 5 e 21 de agosto. Nos dias 7 e 18, o acesso ao local também estão proibidos.

As medidas proíbem também a entrada e a circulação de veículos de carga em vias da região central e das zonas Norte, Sul e Oeste, em horários específicos. Carretas e caminhões também não poderão cricular em trecho da Avenida Brasil e na Linha Vermelha.

As vias do Rio de Janeiro também ganharão as chamadas Faixas Olímpicas, que valerão também como Faixas Paraolímpicas entre 7 e 18 de setembro. Os trechos poderão ser utilizados apenas por veículos credenciados pelo Comitê Rio-2016.

Topo