Olimpíadas 2016

Onça morta após passar por revezamento da tocha vira notícia pelo mundo

Ivo Lima/ME
Onça Juma foi abatida pelo Exército pouco depois de participar do revezamento da tocha olímpica em Manaus imagem: Ivo Lima/ME

Do UOL, em São Paulo

A morte da onça-pintada Juma durante a passagem da tocha olímpica por Manaus ultrapassou as fronteiras nacionais.

Um dia após o Exército abater o animal silvestre, o Comitê Organizador da Rio-16 assumiu parcela de culpa no caso e a notícia espalhou-se nos principais sites do mundo.

A morte de Juma foi noticiada em veículos e agências como La Vanguardia, Reuters, Fox Sports (EUA), NBC, TMZ e Los Angeles Times, entre outros.

A Reuters destacou que “uma onça amarela e sorridente é a mascote do time olímpico brasileiro” e relembrou que a espécie está em extinção.

A coincidência também foi percebida pelo TMZ e pelo Fox Sports (EUA), que ilustraram as respectivas matérias com uma foto de Juma, a onça abatida, e de Ginga, mascote da delegação brasileira na Rio-16.

Julio César Guimarães/UOL
Publicações lembraram que Ginga, uma onça amarela, será o mascote do Time Brasil na Rio-16 imagem: Julio César Guimarães/UOL

O Los Angeles Times também noticiou a morte de Juma, mas preferiu destacar que a onça-pintada não tinha autorização do Ibama para participar do revezamento da tocha olímpica, conforme adiantou o UOL Esporte.

Por sua vez, o NBC Sports ressaltou o pedido de desculpas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, que assumiu o erro em permitir que uma onça acorrentada participasse do revezamento da tocha olímpica em Manaus.

Por fim, o T13 classificou a morte como “polêmica” e o La Vanguardia sublinhou a revolta nas redes sociais dos brasileiros, que logo abraçaram a campanha “Justiça para Juma” com abaixo-assinado com mais de 25 mil assinaturas.

Na maioria dos casos, a notícia da morte de Juma não se restringiu às editorias de esporte, ganhando espaço privilegiado em alguns dos principais sites do mundo.

Topo