Olimpíadas 2016

Velejadora australiana relata roubo à mão armada no Rio de Janeiro

Scott Heavey/Getty Images
Liesl Tesch, atleta da equipe de vela paraolímpica da Austrália imagem: Scott Heavey/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

A velejadora paraolímpica Liesl Tesch, que está no Rio de Janeiro para um período de treinamentos e um evento-teste visando aos Jogos Paraolímpicos, contou que foi assaltada à mão armada. Ela era acompanhada por Sarah Ross, oficial do Comitê Australiano. O incidente ocorreu perto do hotel em que estavam hospedadas, antes de irem para a competição, no domingo.

"Foi por volta das 7h45 do domingo, perto de um ponto de ônibus. De repente, havia dois homens à nossa frente, um deles estava armado. Eu fui ameaçada com uma pistola e empurrada para o chão. Ele levou a minha bicicleta e outro levou a bicicleta da Sarah. Nós duas ficamos abaladas, mas nada nos aconteceu fisicamente", afirmou Liesl em um comunicado oficial.

"Eu ainda levantei a minha camiseta para mostrar que não tinha nada. Ele apontou a arma no meu peito e começou a pedir algo em português, mas eu não entendi", disse ao jornal australiano Daily Telegraph. Ela contou também que relatou o incidente à Polícia turística. 

Liesl, de 47 anos, é uma das lendas do esporte paraolímpico. Ela também já jogou basquete sobre cadeira de rodas e ganhou duas pratas e um bronze em Paraolimpíadas. Em 2012, já como velejadora, ganhou uma medalha de ouro.

Em seu site, o Comitê Paraolímpico Australiano publicou uma nota oficial sobre o assalto. Nela, a entidade afirma que oficiais da Embaixada Australiana foram ao hotel onde as australianas estão hospedadas para prestar assistência e ajudar no contato com as autoridades locais.

"Nossa prioridade tem sido trabalhar com a equipe australiana de vela para assegurar que qualquer um de nosso time paraolímpico recebe a assistência necessária. Sabemos que haverá um forte esquema de segurança durante os Jogos Paraolímpicos, mas para atletas e equipes viajando antes dos Jogos, é necessário que todos tenham consciência de estar sempre em alerta", afirmou Kate McLoughlin, chefe de missão do Time Paraolímpico Australiano.

"Estamos em contato constante com a Polícia Federal Australiana que tem nos ajudado neste processo de elaboração do nosso esquema de segurança para os Jogos do Rio", completou. 

A assessoria de imprensa do evento informou ao UOL Esporte que a Confederação Brasileira de Vela Adaptada não foi informada oficialmente sobre o roubo e só teve conhecimento pelas notícias na imprensa. Ainda assim, o órgão está apurando junto com as autoridades o ocorrido.

Topo