Olimpíadas 2016

Britânico é vetado da Rio-2016 por envolvimento em caso Jean Charles

Reprodução/Facebook
Andy Halliday, gerente do hóquei britânico imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, no Rio de Janeiro

A delegação britânica de hóquei chegará desfalcada para os Jogos Olímpicos Rio-2016. E tudo por um motivo que não guarda nenhuma relação com a parte esportiva. Por conta de envolvimento no polêmico episódio da morte do brasileiro Jean Charles – em 2005, em uma estação de metrô de Londres –, o gerente da equipe, Andy Halliday, foi vetado pelo comitê olímpico local de viajar para o Brasil.

Andy era membro da equipe policial que entrou na estação e acabou matando o brasileiro. Apesar de uma participação apenas “periférica” no caso, os ingleses optaram por não trazer o gerente aos Jogos Olímpicos.

Segundo um comunicado oficial da equipe, o caso vinha sendo estudado desde o final de 2015 e a decisão foi pautada por uma questão de sensibilidade. Mesmo fora dos jogos, o gerente seguirá participando da preparação da equipe.

“Enquanto estou obviamente desapontado por não estar indo para os Jogos Olímpicos, sei desta decisão desde novembro passado. Tenho que respeitar o processo que tem sido seguido e a própria decisão. Os interesses do time são de suma importância e estou focado exclusivamente em ajudar a equipe a se preparar para a Rio-2016”, disse Andy Halliday.

A Confederação ainda agradeceu ao gerente pela compreensão da delicada decisão e disse que não iria mais comentar o fato.

Topo