Olimpíadas 2016

COI apoia decisão da Iaaf de banir russos do atletismo na Rio-16

AP Photo/Pavel Golovkin
Isinbayeva vai tentar recurso no CAS imagem: AP Photo/Pavel Golovkin

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou uma nota em que revelou seu apoio a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo, sigla em inglês) de manter o atletismo russo de fora da Olimpíada Rio-2016. De acordo com a entidade, a política de tolerância zero é uma linha seguida pelo COI há anos.

“O Conselho Executivo do COI, em conferência telefônica, enfatizou que respeita plenamente a posição da Iaaf. A elegibilidade de atletas em qualquer competição internacional, incluindo Jogos Olímpicos, é uma questão para a respectiva federação internacional”, disse o COI em nota.

“O COI irá iniciar novas medidas de longo alcance, com objetivo de garantir a igualdade de condições para todos os atletas que participem dos Jogos Olímpicos Rio-2016”, completou.

De acordo com a nota, o COI irá se reunir na próxima terça-feira para avaliar a situação dos países em que a agência nacional antidopagem foi considerada irregular segundo a Wada (Agência Mundial Antidopagem).

Apesar da suspensão, atletas russos ainda têm a possibilidade de participar da Rio-2016 se provarem em exames fora da Rússia um histórico limpo de doping. Se forem aprovados, eles poderão disputar os Jogos com a bandeira olímpica.

Alguns atletas russos, como a saltadora Yelena Isinbayeva já revelaram intenção de recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS), pois acreditam que a decisão fere direitos humanos.

Topo