Vôlei

Novato da seleção brasileira de vôlei curte até trotes e sofre com insônia

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Foi apenas no vestiário da Arena Carioca 1, nesta sexta-feira (17), pouco antes de o Brasil encarar a Argentina pela Liga Mundial de vôlei masculino, que o técnico Bernardinho revelou aos jogadores a escalação da equipe nacional. A grande novidade foi a inclusão do ponteiro Douglas, 20, caçula do elenco convocado para esta temporada. Foi uma surpresa até para o camisa 14, que teve um motivo especial para gostar da informação de última hora: a insônia.

“Sinceramente, não tenho dormido direito. Ontem [quinta-feira] foi complicado, e olha que eu nem sabia que ia jogar. Se soubesse eu não teria dormido, não”, contou Douglas, que anotou nove pontos contra a Argentina – apenas Lucarelli, com 19, fez mais.

Douglas foi uma das principais novidades da seleção convocada por Bernardinho para a temporada 2016 da seleção brasileira. O treinador chamou 18 atletas na primeira quinzena de abril, mas hoje tem 16 (o levantador Rapha, o oposto Wallace Martins e o ponteiro Lucas Lóh foram cortados, mas o também ponteiro Maurício Borges foi adicionado posteriormente ao grupo).

Como há apenas 12 vagas nos Jogos Olímpicos, Bernardinho ainda precisa riscar quatro nomes da lista. Na ponta, são cinco jogadores para quatro lugares: os titulares Murilo e Lucarelli estão assegurados, Lipe é quase certo, e Douglas e Maurício Borges são os outros candidatos.

“É uma chance real. Eu estou com unhas e dentes cravados nessa vaga, e se Deus quiser vai dar tudo certo. Estou confiante”, avaliou Douglas.

O ponteiro do Sesi-SP começou a despontar na seleção adulta em 2015, quando foi titular nos Jogos Pan-Americanos de Toronto – o Brasil preservou os titulares na competição e levou ao Canadá um elenco alternativo.

“Sinceramente, não esperava estar nessa briga. Tudo está acontecendo muito rápido. Num ano eu estava no Mundial infanto-juvenil, e no outro eu estava no pódio do Pan. No seguinte, estou aqui com a seleção adulta e estou disputando uma vaga na Olimpíada”, contou o jogador.

Nesta sexta-feira, contra a Argentina, Douglas foi o jogador que teve o nome mais gritado pelo público presente na Arena Carioca 1. Sobretudo no segundo set, quando o ponteiro emendou uma sequência de bons ataques e saques forçados.

Com a presença de Douglas, Lucarelli ainda se livrou do rótulo de novato. O ponteiro de 24 anos tem sido titular em quase todo o ciclo olímpico e vai é nome certo no time que vai começar na Rio-2016.

“Ele tem 24, e eu tenho 20. Quatro anos de vôlei são uma boa diferença. É uma boa bagagem de competição. Mas sempre rola aquela brincadeirinha. Antes era com ele, e agora é comigo. O trote aqui é mais tranquilo. A galera pede para levar a roupa para lavar, para buscar um pen drive com série”, relatou Douglas. "Eu ainda quero aproveitar um pouquinho essa fase de ser o mais novo do grupo. É legal a torcida tratar bem por ser o caçulinha da turma. Eu acho muito legal", encerrou.

Topo