Olimpíadas 2016

Cuca faz lobby por 'gurizão' Fernando Prass nos Jogos Olímpicos do Rio

Nacho Doce/Reuters
Fernando Prass está na pré-lista da seleção para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro imagem: Nacho Doce/Reuters

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

Pré-convocado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o veterano goleiro Fernando Prass ganhou um apoio importante na campanha por um lugar na lista final do técnico Rogério Micale. No início da noite desta sexta-feira, o técnico Cuca tratou de fazer um lobby pela presença do jogador de 37 anos no evento marcado para agosto na capital fluminense.

“É justo pela carreira do Fernando, até um pouco tardio esse chamado. É um premio que tem para ele, tomara que se confirme isso. Seria uma consagração do trabalho dele”, discursou o treinador.

A convocação final para os Jogos Olímpicos está marcada para o dia 29 de junho. Caso esteja presente, Fernando Prass se encontraria no grupo de três jogadores acima dos 23 anos permitidos para o torneio – são 18 atletas e quatro na lista de espera que serão inscritos.

Neymar se encontra garantido – tanto que nem representou o país na Copa América Centenário para jogar no Rio de Janeiro. Gilmar Rinaldi, no dia em que deixou a CBF, anunciou também a presença de Douglas Costa, meia-atacante do Bayern de Munique.

Prass, teoricamente, entraria como o terceiro desta lista. Diante de tantos jovens, Cuca não crê que o goleiro ficará ‘deslocado’, ainda mais pela experiência inédita na carreira de defender o país.

“Torço para o Fernando (Prass) ir, jogar, seguir. Tem muito jogador de 33 e 34 anos que são velhos, mas o Fernando é um gurizão, se cuida, assim como o Zé Roberto”, acrescentou o treinador, já mobilizado para não contar com Prass durante o longo período olímpico – pouco mais de 40 dias.

“Se ele for, nós temos Vagner, Vinícius. Será uma oportunidade para vermos o trabalho do Oscar (Rodrigues) que é bom. São nessas situações que se comprova o valor deles todos, quando entram o segundo, terceiro goleiro”, encerrou.

A presença de Fernando Prass nos Jogos do Rio dependerá exclusivamente do Benfica, clube do goleiro brasileiro Éderson, titular da seleção sub-23.

Em caso de liberação do atleta do time lusitano, o palmeirense dificilmente disputaria os Jogos Olímpicos. Porém, se o Benfica vetar a participação de Éderson, crescem as chances de Prass realizar o sonho de representar o país no principal evento esportivo do ano.

Topo