Olimpíadas 2016

Comitê diz que calamidade no Rio não afeta Olimpíada: "sabemos há meses"

Reprodução

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador dos Jogos Rio-2016 informou nesta sexta-feira (17) que o estado de calamidade pública decretado no Estado do Rio de Janeiro "não afeta em nada a realização da Olimpíada de 2016". Horas depois de o governador em exercício, Francisco Dornelles, decretar a situação emergencial, o diretor executivo de Comunicação do comitê, Mario Andrada, minimizou o impacto do ato.

"Isso não muda em nada", afirmou Andrada. "Trabalhamos com o governo do Rio de Janeiro todos os dias e sabemos há meses de suas dificuldades financeiras. Há muito tempo já negociamos alternativas para que o Estado cumpra com seus compromissos assumidos para a Rio-2016."

Inicialmente, o governo do Rio de Janeiro investiria ao menos R$ 300 milhões diretamente em projetos da Olimpíada só no último ano da preparação da capital fluminense para os Jogos Olímpicos. Diante da crise, chegou a um acordo com o Comitê Rio-2016 para que esse investimento fosse feito via incentivos fiscais e não dependesse diretamente do caixa do Estado.

"Esse investimento [via incentivos] tem sido feito normalmente. Já temos várias obras realizadas com base nesse mecanismo", acrescentou.

Andrada foi questionado sobre a execução da obra da Linha 4 do Metrô, considerada essencial para o esquema de transporte da Rio-2016. Ele disse que o comitê organizador continua contando que a construção será concluída até a Olimpíada. Espera até que o decreto emergencial facilite o aporte de recursos federais na obra. "Isso abre ao Estado novas fontes de recursos", explicou.

Topo