Olimpíadas 2016

Brasil rejuvenesce seleção e vence Argentina na Liga Mundial de vôlei

Wander Roberto/Inovafoto/CBV
Douglas foi destaque brasileiro em quadra imagem: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Na última quinta-feira (16), na estreia, a prioridade do Brasil era aplacar a má impressão deixada na fase final do ano passado. Nesta sexta-feira (17), um dia depois de um bom triunfo sobre o Irã, o técnico Bernardinho pôde ousar um pouco mais. Novamente atuando em casa, o comandante apostou em dois jogadores mais novos e forjou um time rejuvenescido para vencer a Argentina por 3 sets a 0 (parciais de 25/21, 25/13 e 26/24) na segunda rodada da Liga Mundial de vôlei masculino.

As duas adições no time titular foram o ponteiro Douglas, 20, e o central Isac, 25. Eles substituíram, respectivamente, os experientes Murilo, 35, e Maurício Souza, 27, que haviam iniciado a partida contra o Irã. Com isso, os “veteranos” do time passaram a ser apenas o líbero Serginho, 40, o central Lucão, 30, o levantador Bruninho, 29, e o oposto Wallace, 28. Lucarelli, outro remanescente da estreia, tem apenas 24 anos.

A diferença entre os novatos é que Lucarelli tem status de titular em praticamente todo o ciclo olímpico. Isac ainda briga por vaga no grupo que estará na Rio-2016, e Douglas hoje é a quarta opção entre os ponteiros (Murilo, Lipe e o próprio Lucarelli devem ficar com as outras vagas na posição).

“Acho que no primeiro set eu estava um pouquinho ansioso demais e acabei errando umas bolinhas que não podia errar, mas do segundo set para frente foi mais natural”, avaliou Douglas, que ainda briga por um lugar no grupo que disputará os Jogos Olímpicos. “Agora eu estou na corrida de verdade. Ninguém segura, não”, completou.

Nesta sexta-feira, os novatos responderam prontamente. Isac e Lucarelli foram os maiores pontuadores do Brasil no primeiro set (cada um anotou cinco vezes), e Douglas foi o grande destaque na fácil vitória dos anfitriões na segunda parcial. Com ataques precisos e um saque eficiente, o camisa 14 teve o nome gritado constantemente pelo público presente na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

“É incrível uma multidão gritando seu nome na hora em que você vai sacar. É uma coisa que motiva muito. Foi muito importante para mim”, comentou Douglas.

O atacante terminou a partida desta sexta-feira com nove pontos. Foi o segundo maior anotador num dia em que o setor ofensivo do Brasil teve enorme concentração em Lucarelli, que fez 19.

“Eu fico pensando no que passa na cabeça do Douglas. Chegar com 20 anos em condições de disputar uma Olimpíada no Brasil, com uma pressão grande de não errar por ser um jogador que precisa passar, atacar e fazer todos os fundamentos. Ele é meio preguiçoso para defender, mas faz bem as coisas”, brincou Serginho.

A vitória manteve a soberania do Brasil em confrontos com a Argentina na Liga Mundial de vôlei masculino. As duas seleções já se encontraram 23 vezes no torneio, e o time verde e amarelo triunfou em todas.

O Brasil não começava uma edição de Liga Mundial com duas vitórias por 3 sets a 0 desde a temporada 2011. A despeito de acumular nove conquistas no certame, o time comandado por Bernardinho não sobe ao pódio do torneio desde 2010.

A Argentina, por sua vez, agora acumula duas derrotas em dois jogos na Liga Mundial – os sul-americanos haviam perdido para os Estados Unidos na estreia.

Agora, as duas seleções terão de se preparar para uma mudança de horário. Após duas rodadas disputadas à tarde, Argentina e Brasil jogarão na noite do próximo sábado (18), novamente no Rio de Janeiro – os donos da casa enfrentarão os Estados Unidos às 23h10, e os rivais sul-americanos vão encarar o Irã às 20h30 (nos dois casos, horário de Brasília).

Topo