! Pistorius pede clemência e caminha sem próteses durante audiência - 15/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Pistorius pede clemência e caminha sem próteses durante audiência

Do UOL, em São Paulo

Oscar Pistorius causou grande surpresa nesta quarta-feira (15) durante julgamento que decidirá sua pena por ter matado a ex-namorada Reeva Steenkamp. Ele tirou suas próteses e caminhou sem elas pelo local pedindo clemência ao juiz Thokozile Masipa. A pena pode chegar a 15 anos. O resultado da audiência sairá no dia 6 de julho. 

Pistorius tirou as duas próteses que usa a pedido de seu advogado. A defesa ainda pediu para que o sul-africano caminhasse no tribunal para mostrar dificuldades e vulnerabilidade ao juiz.

A defesa de Pistorius espera que mostrando o estado do ex-atleta convença as autoridades a reverter a pena por ter matado a ex-namorada  Reeva Steenkamp para trabalhos comunitários com crianças. 

Na última segunda, Oscar Pistorius se livrou de testemunhas sobre o caso após o psicólogo Jonathan Scholtz alegar que o acusado sofre de “depressão severa”. "Ele apresenta sinais de desordens pós-traumática, de ansiedade e depressão", afirmou.

Pistorius, de 29 anos, matou a tiros sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, na madrugada de 14 de fevereiro de 2013 em sua casa de Pretória.

A magistrada que o julgou aceitou sua versão dos fatos e lhe condenou a cinco anos de prisão pelo um crime de homicídio, mas a sentença foi cancelada pela Suprema Corte, que lhe declarou culpado pelo assassinato.

A decisão sobre sua pena corresponde agora ao Tribunal Superior de Pretória, que lhe condenou em primeira instância.

A lei sul-africana prevê uma pena mínima de 15 anos de prisão para os crimes de assassinato, que no entanto pode ser reduzida se o tribunal considerar que existem circunstâncias para isso.

Topo