Etiene Medeiros é pega no antidoping e pode ficar fora da Olimpíada

Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo
Christophe Simon/AFP Photo

A principal nadadora do país, Etiene Medeiros, foi flagrada em exame antidoping. A contraprova da atleta também deu positivo. A informação foi confirmada pelo UOL Esporte. A atleta foi pega com uma substância presente em um remédio para asma prescrito por um médico particular. O controle foi feito fora de competição pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) no dia 8 de maio. 

A reportagem apurou que Etiene fez uso de Fenoterol, um fármaco utilizado como antiasmático devido ao seu efeito broncodilatador. A substância também estimula receptores adrenérgicos de outros órgãos, estimulando a produção de eritropoietina e anabolizantes e a aumentando a força de contração cardíaca. A informação foi confirmada pela ABCD em nota oficial no fim da tarde.

"A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) já foi notificada do caso e agora está na esfera jurídica", afirmou à reportagem Sandra Soldan, coordenadora médica da área antidoping da CBDA.

O advogado Marcelo Franklin, especialista na defesa de casos de doping, já foi contratado pela atleta e vai elaborar a sua defesa. Foi ele quem defendeu Cesar Cielo em sue caso de doping em 2011 e está trabalhando com a velocista Ana Cláudia Lemos, também flagrada em exame antidoping.

Dependendo do resultado do julgamento, Etiene corre riscos de ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 5 de agosto. Ela tem índice para as disputas dos 50 m livre, 100 m livre e 100 m costas. Ela Também pode integrar a equipe do revezamento 4 x100 m livre e do 4x100 m medley. Segundo comunicado da ABCD, ela se colocou em suspensão voluntária a partir do dia 3 de junho. A contraprova foi aberta no dia 14 de junho.

Neste ano, Etiene fez quatro exames antidoping, todos fora de competição, segundo relatório divulgado pela Federação Internacional de Natação (Fina) na última semana. 

A assessoria de imprensa da atleta informou que: " a atleta Etiene Medeiros está tranquila e determinada a esclarecer o assunto e provar sua inocência. Enquanto isso, ela respeitará todos os limites impostos pelas autoridades esportivas".

Etiene, de 25 anos, disputaria na semana passada uma etapa do Circuito Mare Nostrum e se retirou da competição sem cair na água para nenhuma prova. Ela estava inscrita para os 50 m e 100 m livre, 50 m e 100 m costas e 100 m borboleta. 

A pernambucana foi um dos principais destaques da natação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), em 2015. Na ocasião, foi a primeira mulher brasileira a ganhar um ouro ao vencer os 100 m costas. Ela também levou a prata nos 50 m livre, e o bronze nos revezamentos 4 x 100 m livre e 4 x100 m medley. Também no ano passado, foi a primeira brasileira a ganhar medalha em um mundial de piscina longa, ao levar a prata nos 50 m livre. Em 2014, ela ganhou dois ouros no Mundial de Piscina curta e uma prata.

O Sesi-SP, clube que a atleta defende, também emitiu comunicado exaltando a carreira da atleta.

"A nadadora Etiene Medeiros é um dos orgulhos do Sesi-SP. Campeã mundial, medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos e recordista em diversas provas, Etiene é um exemplo para centenas de atletas e milhares de alunos do Sesi São Paulo. Sua trajetória, uma história de esforço, dedicação e seriedade, mostra que vale a pena apostar no esporte e investir na formação dos nossos jovens. Nós, da família Sesi-SP, estamos do lado da nossa atleta, e torcendo por nossa campeã, que irá nos representar nos Jogos Olímpicos do Rio e lutar por mais medalhas para o Brasil".

Ministério suspende repasse de verba

O Ministério do Esporte informou ao UOL Esporte que " a Bolsa Pódio da atleta foi suspensa assim que o Ministério do Esporte tomou conhecimento do caso. A suspensão vai até o julgamento final da questão. Caso seja absolvida, receberá os valores pagos retroativamente. Se condenada, o benefício será cancelado".

Ela ganhava R$ 8 mil do repasse federal, por estar entre as 20 melhores do mundo em algumas de suas provas.

Confira o comunicado da ABCD sobre o doping:

A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD informa que o Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem – LBCD, credenciado pela Agência Mundial Antidopagem – WADA-AMA, com sede no Rio de Janeiro, identificou na amostra de urina A da atleta ETIENE MEDEIROS (SP), coletada no dia 08 de maio de 2016 na cidade de São Paulo, SP, durante controle Fora-de-Competição realizado pela ABCD, a presença da substância Fenoterol, que faz parte da Lista de Substâncias Proibidas da WADA-AMA.

Em conformidade com o disposto nas normas da WADA/FINA, após a verificação da inexistência de AUT – Autorização de Uso Terapêutico válida, a atleta foi comunicada pela ABCD em 02 de junho de 2016 do resultado analítico adverso na amostra A de sua urina, coletada conforme acima.

A atleta, em 03 de junho de 2016, solicitou a abertura da amostra B de sua urina. Em 03 de junho de 2016 a atleta colocou-se em suspensão voluntária. Ocorreu em 14 de junho de 2016, no LBCD, a abertura da amostra B, com resultado que confirma a presença da substância proibida detectada na amostra A da urina da atleta. Considerando-se este resultado configurou-se o resultado positivo da atleta em controle de dopagem.

Assim, no dia 15 de junho de 2016 a ABCD comunicou a CBDA de todos os fatos para que a Confederação dê início aos procedimentos disciplinares.