Atletas russos fazem apelo ao COI para país não ser excluído da Olimpíada

Do UOL, em São Paulo
AFP PHOTO/FABRICE COFFRINI
Comissão de atletas russos enviou uma carta ao presidente do COI, Thomas Bach

Uma comissão de atletas do Comitê Olímpico Russo enviou uma carta nesta quarta-feira (15) ao Comitê Olímpico Internacional (COI) fazendo um apelo para que o atletismo do país não seja excluído dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

A Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) decide nesta sexta-feira (17), em Viena, na Áustria, se manterá a suspensão dada em novembro à equipe de atletismo da Rússia, por conta de um megaesquema de doping revelado no país.

O documento enviado ao COI pede ao presidente da entidade, Thomas Bach, "apoio e suporte" ao direito de atletas limpos disputarem os Jogos.

"Nós pedimos que o senhor e o Comitê Olímpico Internacional tenham uma atitude humanitária em relação aos vários atletas cujo destino está em jogo, e que tomem uma decisão equilibrada e sábia", diz a carta.

Segundo os atletas, o banimento da Rússia da Olimpíada significaria "punição coletiva para os erros de uma minoria" e teria "um efeito verdadeiramente destrutivo em todo o sistema de valores olímpicos, causando um dano irreparável ao desenvolvimento do esporte no país".

A carta também estipula condições para a participação da Rússia, como testes antidoping extras e a não-convocação de atletas que já tenham sido suspensos por doping no passado.