Olimpíadas 2016

Muito antes do Jornal da Globo...Waack já foi capitão do Brasil no handebol

Arquivo pessoal
William Waack era jogador de handebol e foi capitão da seleção brasileira de novos imagem: Arquivo pessoal

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

A passagem por vários países como correspondente internacional e o posto de apresentador do Jornal da Globo tornaram William Waack conhecido dos brasileiros. Mas o jornalista tem um passado esportivo menos famoso. Ele jogou pela seleção brasileira de handebol de novos, que reunia atletas até 22 anos.

Defendeu o país entre 1970 e 1973. No ataque, fazia a armação da equipe e no outro lado da quadra atuava como centro da defesa. Naquela época, a braçadeira de capitão costumava ficar com quem ocupava esta posição e o jornalista liderava o time.

“Para mim, era um imenso orgulho”.

Como atleta, William Waack conheceu a Argentina, França e Romênia. Nos campeonatos envolvendo clubes nacionais, ele era jogador do Pinheiros, de São Paulo. Em sua carreira, incluindo a categoria juvenil e principal, conquistou campeonatos de nível estadual, brasileiro e sul-americano.

“A rotina de treinamento não se compara a equipes de primeira linha de hoje, mas incluía no mínimo dois treinos semanais e jogos aos fins de semana.”

No final de 1974, Waack se mudou para a Alemanha para estudar e ainda trabalhou como free lancer para o jornal "O Estado de S. Paulo". No exterior, atuou no Mainz 05 e disputou a quarta divisão nacional de handebol. Pouco mais tarde, foi transferido para Bonn, capital da Alemanha Ocidental numa época que o muro de Berlim ainda dividia o país.

“Aí não tinha mais horário fixo para encarar a vida de atleta. Foi aos 32 aos que parei com o handebol”.

Waack conta que guarda medalhas e taças do período em que jogou e justifica que elas significam muito. Acrescenta que o esporte ensinou uma série de lições que levou para vida pessoal e profissional.

“Aprendi a perder, a respeitar os erros alheios, a encarar desafios, a ser obrigado a crescer numa crise, a tomar decisões rápidas, a enfrentar ambientes hostis, lidar com alegria e tristeza. O esporte é uma escola de vida.”

Jornalista esportivo e foto com Pelé

Além de ex-atleta, William Waack é um consumidor de esporte. O que mais chama interesse é o futebol, modalidade que cobriu durante quatro anos na década de 1970, quando trabalhou na sucursal do jornal "O Globo" em São Paulo. Desta época, mantém uma fotografia com muito carinho.

“Minha primeira foto como jovem repórter foi com o Pelé em 1971. Guardo até hoje e tenho, por ele, imensa admiração.”

Arquivo pessoal
imagem: Arquivo pessoal

Entre os esportistas que estão na ativa o favorito de Waack é Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes vencedor do mundial de iatismo. A admiração se explica porque o jornalista praticou vela, competiu em regatas, mas abandonou a modalidade ao retornar à Europa em 1991 para trabalhar como correspondente internacional.

O apresentador do Jornal da Globo ainda praticou tênis por bastante tempo. Hoje, ainda faz atividades físicas, mas precisa tomar certos cuidados.

“Pago um preço hoje: tenho os joelhos arruinados (culpa do tênis) e tenho que tomar cuidado com a coluna. Faço bicicleta estática, alongamento e tonificação muscular geral e caminho bastante”.

De olho na medalha: Handebol do Brasil decepcionou em 2015, mas deve dar volta por cima nos Jogos do Rio de Janeiro

Topo