Olimpíadas 2016

Brasil supera Itália de virada e estreia com vitória no Grand Prix de Vôlei

FIVB/Divulgação
Fernanda Garay comemora ponto do Brasil contra a Itália no Grand Prix imagem: FIVB/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

A seleção feminina de vôlei estreou bem no Grand Prix, último grande teste antes dos Jogos Olímpicos do Rio-2016. Nesta quinta-feira (9), o time de José Roberto Guimarães venceu a Itália por 3 sets a 1, de virada, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro.

As parciais da vitória foram de 23/25, 25/15, 25/15 e 27/25. No Rio, o Brasil ainda enfrenta o Japão nesta sexta (10) e a Sérvia no domingo (12). Depois, viaja para China e Turquia na sequência da primeira fase.

Brasil oscila muito entre os sets

FIVB/Divulgação
imagem: FIVB/Divulgação

A seleção cometeu erros demais no primeiro set e pareceu sentir a falta de Jaqueline, que ainda se recupera de uma lesão de joelho e não vai participar dessa primeira sequência de jogos do Grand Prix. As broncas de Zé Roberto e a maior experiência do Brasil, porém, viraram o jogo: foram dois "atropelos" nas parciais seguintes por 25/15. O quarto set começou novamente com superioridade italiana, com o Brasil caindo principalmente no saque, mas uma arrancada no final da parcial garantiu o 3 a 1. A melhor atacante do Brasil foi Natália, com 16 pontos.

Adolescente comanda ataque da Itália, mas sai

FIVB/Divulgação
imagem: FIVB/Divulgação

Com apenas 17 anos, a ponteira Paola Egonu foi a principal arma ofensiva da Itália no início do jogo. Constantemente acionada, ela foi a responsável pela bola decisiva do primeiro set, explorando o bloqueio brasileiro para fechar a parcial. No terceiro set, porém, passou a errar muito e foi substituída pela gigante Diouf (2,02 m). Egonu terminou o jogo com 15 pontos e virou um dos assuntos mais comentados no Twitter.


Luís Roberto corneta Camila Brait e "convoca" Fabi

Um fato curioso aconteceu durante o primeiro set, vencido pelas italianas. Após um erro de passe de Camila Brait, o narrador da TV Globo, Luís Roberto, deu uma "cornetada" na líbero brasileira. "Acho que você vai ser convocada, Fabi", disse ele para a ex-jogadora da seleção, que abandonou a equipe nacional por opção em 2014.  Fabi, que trabalhou como comentarista na transmissão, ficou sem graça: "Já fui convocada, estou aqui na Globo".

Fê Garay aprova estreia

FIVB/Divulgação
imagem: FIVB/Divulgação

Com 14 pontos, Fernanda Garay foi uma das principais jogadoras do Brasil na partida e aprovou a estreia, destacando que o Grand Prix serve para dar mais confiança e entrosamento antes da Olimpíada. "Algumas meninas são novas, muitas bolas elas arriscaram com sucesso, outras nem tanto. Nesse momento em que a gente tem dificuldade, a gente se supera e cresce com isso. Nesse nível de voleibol não tem brincadeira", disse ela à Globo após o jogo.

Topo