Olimpíadas 2016

Bolt pode perder medalha de ouro após confirmação de doping de companheiro

AP Photo/Andy Wong
Nesta Carer ao lado de Usain Bolt na conquista do título mundial em Pequim-2015 imagem: AP Photo/Andy Wong

Do UOL, em São Paulo

Usain Bolt corre grande risco de perder uma de suas seis medalhas de ouro, após a contraprova do exame antidoping do companheiro Nesta Caster dar positivo para a presença do estimulante methylhexanamina. A amostra de urina foi coletada nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e foi retestada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). As informações são da agência de notícia Reuters e do jornal jamaicano Jamaican Gleaner.

Carter fez parte da equipe jamaicana que ficou com a vitória no revezamento 4x100 m rasos. Nesta prova, o Brasil terminou na quarta colocação e caso a medalha dos jamaicanos seja mesmo cassada pelo COI, o time nacional herdaria o bronze. Na final, o país foi representado por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, o Codó.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) já enviou um ofício para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para que este oficialize o pedido junto ao COI.

Carter também fez parte da equipe jamaicana nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, evento que também vem tendo amostras de urina retestadas pelo COI. Entretanto até agora não houve notificação de nenhuma irregularidade.

Além da perda da medalha, Carter também deverá ter a sua presença banida nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

 

Topo